Encerra nessa terça-feira (29) em Florianópolis os debates a cerca dos caminhos da cultura em Santa Catarina, que iniciou na segunda-feira (28), o 2º Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura e o Seminário: Cultura como elemento transformador da sociedade. A promoção do evento é da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. O extremo sul está representado com a maior comitiva formada por membros do Colegiado de Cultura, liderada pela Coordenadora de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da Amesc, Cristiane Tonetto Biléssimo.
Estão reunidos no SESC Cacupé, as pessoas que pensam e debatem a cultura no país, buscando desenvolvimento, crescimento e fortalecimento da área. Segundo Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (SIDMS), a cultura tem a menor nota dentro das variáveis: 0,393, numa escala de 0 a 1. Assim, o Fórum se configura num espaço para a integração das regiões catarinenses e tem objetivo de promover o debate das políticas públicas do setor cultural, para o fortalecimento do setor, ampliando o diálogo entre Ministério da Cultura – MinC, as prefeituras e o Governo do Estado.
Na programação, palestras com a secretária de Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão, a economista e administradora Ana Carla Fonseca Reis, ambas defensoras da cultura como mercado potencial para o desenvolvimento econômico e também José Carlos Porto Neto, prefeito da cidade de Parati (RJ), conhecida pela Festa Literária Internacional de Paraty.
Em outro momento, o Fórum abraça o 2ª Circuito Estadual de Cinema Infantil. A diretora da Mostra, Luiza Lins, fará capacitação para que cada município realize uma Mostra Infantil, na mesma época e nos mesmos moldes do evento que ocorre há 11 anos na capital catarinense. Após a capacitação, será entregue um KIT contendo 44 filmes de curtas metragens brasileiros, cartazes e camisetas. A 11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis será realizada em 2012 entre os dias 29 de Junho e 15 de Julho.
Publicado por i5 Comunicação Ímpar