Defesa Civil Estadual anuncia ajuda aos Municípios do Extremo-Sul

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Atendendo à solicitação dos Prefeitos da AMESC e do Secretário do Desenvolvimento Regional de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, o Diretor de Resposta aos Desastres da Secretaria de Estado da Defesa Civil, major Aldo Baptista Neto, participou de reunião na tarde desta segunda-feira (28) na SDR Araranguá, onde anunciou ajuda aos Prefeitos do Extremo-Sul Catarinense atingidos pela estiagem. 

O Diretor de Resposta aos Desastres ouviu a explanação de cada Município, e verificou a necessidade dos mesmos em relação ao abastecimento de água para consumo humano. “Desde que iniciaram as decretações de emergência em todo o estado, em dezembro de 2011, ocorreu uma união de esforços e o Governo estabeleceu uma linha divisória de ações da estiagem. A parte econômica, voltada para o abastecimento de água para agricultura e agropecuária, ficou sob a competência da Secretaria de Estado da Agricultura e o consumo humano de responsabilidade da Secretaria de Estado da Defesa Civil”, explicou. 

Major Neto anunciou que através dos principais financiadores – o Fundo de Estado da Defesa Civil e Defesa Civil Nacional, serão disponibilizados aos Municípios, de acordo com a necessidade de cada um, tanques de água com reservatórios de 5 e 10 mil litros; locação de caminhões pipa de 10 mil litros de água potável; garrafões de água de 5 litros cada e pastilhas potabilizadoras de água.  

O secretário Regional de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, agradeceu ao pronto atendimento da Defesa Civil Estadual. “Entramos em contato com o Secretário de Estado da Defesa Civil Geraldo Althoff na última semana, que ficou sensibilizado com a situação vivenciada pelo extremo-Sul. Ficamos gratos pelo pronto atendimento, e esperamos que em breve, a situação volte ao normal nos Municípios”, disse, lembrando que também na última semana o Secretário de Estado da Agricultura e Pesca, João Rodrigues, também atendeu os Prefeitos do Extremo-Sul durante sua passagem por Balneário Arroio do Silva. 

O deputado Estadual Manoel Mota lembrou que a Região sul tem sido castigada pelas cheias e agora pela estiagem. “Nossos Municípios vem sendo bastante castigados pelas condições climáticas e por isso, precisamos de ajuda, de investimentos”. 

Participaram da reunião o diretor geral da SDR, Agenor Biava; o Presidente da AMESC e Prefeito de Ermo, Marcos Leone de Oliveira; o Prefeito de Balneário Gaivota, João Alberto Bonamigo; o Prefeito de Jacinto Machado, Antônio João de Fáveri; o Prefeito de Meleiro, Jonnei Zanette; o Prefeito de Praia Grande, Valcir Darós; o Prefeito de São João do Sul, Alex Sandro Pereira Bianchin; a Prefeita de Santa Rosa do Sul, Geci Casagrande; o Prefeito de Sombrio, José Antônio Tiscoski da Silva; o Presidente do SAMAE Ernani Palma Ribeiro Filho; o Presidente da FAMA, Paulo Simon; Secretários Municipais de Administração e Finanças e técnicos das Defesas Civis Municipais.

Fonte: Assessoria de Imprensa – SDR Araranguá

Publicado por i5 Comunicação Ímpar