Com o objetivo de fortalecer as parcerias e traçar novos direcionamentos, foram reunidos na sede da Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá na tarde da terça-feira, 30, os parceiros do Projeto Geoparque Caminhos dos Canions do Sul. “Consideramos este o maior projeto da nossa Região para alavancarmos a geração de emprego e renda através do turismo. Nossa meta é entregarmos a candidatura até outubro do ano que vem e se conseguirmos a chancela da UNESCO, nos integrando à Rede Mundial de Geoparks, muitas portas se abrirão para os Municípios no que diz respeito à busca de recursos”, avalia o secretário Regional Heriberto Schmidt.
Também estavam presentes na reunião a Diretora de Políticas Integradas do Lazer da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Elisa de Liz e o engenheiro agrônomo Vicente Sandrini Pereira, da Secretaria Executiva Estadual do SC Rural. “Queremos aproximar as ações do Projeto Geoparque com o SC Rural, que se assemelham em muitos aspectos, e juntos, podem agregar mais valor às ações”, disse a Diretora de Políticas Integradas da SOL.
A coordenadora de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da AMESC, da equipe de coordenação do Projeto Geoparque, Cristiane Tonetto Biléssimo, lembra que o Estado de Santa Catarina foi eleito pelo sexto ano consecutivo o melhor destino turístico do país, e que a Região do Extremo-Sul tem muito a oferecer aos turistas. “Temos belezas naturais e com certeza, com organização, podemos nos destacar no cenário turístico nacional e até internacional”, disse.
Além da equipe técnica de coordenação do Projeto, formada pela AMESC e SDR e representantes da Agricultura e Turismo dos Municípios, ainda participaram do encontro os Prefeitos de Ermo, Marcos Leone de Oliveira (Presidente da Amesc); de Praia Grande, Valcir Darós; de Jacinto Machado, Antônio João de Fáveri, e o Prefeito e vice eleitos de São João do Sul, João Rubens dos Santos e Moacir Teixeira.
O secretário regional Heriberto Schmidt destacou que em novembro, o diretor da Secretaria Nacional de Políticas do Turismo, Vinícius Lummertz, participará de uma reunião na Região, onde serão convidados os Prefeitos atuais e eleitos dos 15 Municípios da Região e 4 Municípios do Rio Grande do Sul. “O catarinense Vinícius Lummertz tem grande poder de decisão sobre as questões municipais ligadas ao Turismo no Brasil. Ele poderá explicar detalhadamente aos Prefeitos sobre os projetos que as Administrações poderão desenvolver para pleitear os recursos do Ministério do Turismo, para que os mesmos possam preparar sua infraestrutura para o Projeto Geoparque”, explicou.
Fonte: Assessoria de Imprensa – SDR Araranguá