Prefeitos, o que fazer em 1.461 dias de trabalho?

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Seminário Regional para Novos Gestores Municipais, evento instigado pela Amesc e que está acontecendo em 16 diferentes regiões do Estado, encerrou nesta quarta-feira, 21, com a Promotora de Justiça, CristiniAngulski da Luz explanando sobre o papel do Ministério Público nos municípios de Santa Catarina. O evento reuniu pela primeira vez os escolhidos para o exercício do mandato eletivo 2013/2016. A última palestra ficou à cargo do Professor, Tadeu Comerlatto que respondeu em detalhes a pergunta: “A eleição passou. E agora prefeito, o que fazer?

Os prefeitos e vice-prefeitos eleitos em outubro e seus convidados foram recepcionados pelo Prefeito de Ermo e Presidente da Amesc, Marcos Leone Oliveira na terça-feira, 20. Alguns justificaram ausência devido compromissos de última hora agendados em Brasília. “Temos que administrar de forma consciente. Devemos basear nossas ações no que o município arrecada. As verbas do Governo Estadual e Nacional são bônus para melhorar e proporcionar mais qualidade de vida aos cidadãos”, aconselhou Marquinhos.

A abertura contou com a presença do Prefeito de Siderópolis e Presidente da FECAM, Douglas Gleen Warmeling. Em seu discurso,Guinga advertiu quanto à aplicação correta dos recursos. “O TCE e o Ministério Público são nossos parceiros. Os recursos públicos são pequenos e a realidade vai além da vontade de cumprir o que é prometido em campanha. Por isso esse encontro é fundamental para orientá-los em como suprir as necessidades do município sem ferirmos as Leis”, disse.

O Seminário abriu com Luiz Carlos Wisintainer, Auditor Fiscal de Controle Externo do TCE, alertando que o trabalho inicial é de instruí-los. Depois cobrá-los. “Hoje vocês ocupam o cargo máximo em seus respectivos municípios. Esse poder acarreta grandes responsabilidades. Lembrem-se, se aplicarmos os ensinamentos que nossos pais nos deram enquanto éramos pequenos, não teremos problema algum em nossas administrações”, lembrou.

O Gerente Executivo da Amesc, Jobson Martinho fez uma contextualização do papel da Associação no dia a dia das 15 Prefeituras que representa de maneira ativa e reconhecida em nível estadual e nacional. “A entidade exerce papel fundamental no desenvolvimento regional. Estamos sempre atentos às demandas que emergem dos municípios. Este seminário é uma prova. Lançamos a ideia e obtivemos apoio em todo o Estado, tanto que outras edições estão acontecendo paralelamente em diversas cidades”, disse Martinho.

O evento foi uma promoção da Amesc, Fecam, Tribunal de Contas do Estado e Colegiado de Executivos das Associações de Municípios de Santa Catarina. Teve apoio do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA, Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS e Ministério Público de Santa Catarina, com execução da EGEM, Amesc e Instituto de Contas – Escola de Governo do TCE do Estado.