O Projeto Geoparque Caminhos dos Canions do Sul, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá e Associação dos Municípios do Extremo-Sul Catarinense (AMESC), promoveu na noite de quinta-feira, 6, no auditório da AMESC, a primeira aula do curso Aspectos Geológicos e Geomorfológicos da Região.
A primeira aula do curso foi ministrada pela professora Leila Maria Vasquez Beltrão, do IFC, de Sombrio. Ela falou sobre o conceito holístico de proteção, educação, e desenvolvimento sustentável de sítios do patrimônio geológico, com aspectos da geoconservação, educação ambiental e geoturismo. Falou ainda sobre características geológicas principais do território do Geoparque, como processos sedimentares, geomorfológicos, entre outras questões.
As coordenadoras do Projeto, Sung Chen Lin e Cristiane Tonetto Biléssimo, lembram ainda que o curso que terá a carga horária de 20 horas continua nas próximas segunda-feira, 10 e quinta-feira, 13, e será ministrado também pelo professor Maurício Dalpiaz, do IF-SC de Araranguá. Haverá ainda uma saída de campo no sábado, 15, para complementação da carga horária, que ocorrerá junto com a turma do curso ‘Aspectos da Geologia e Geomorfologia’.