Em paralelo à programação principal do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, ex-prefeitos de diversas regiões do país apresentam nestas terça (29) e quarta (30), experiências exitosas de gestão local. Durante toda manhã de hoje foram demonstradas políticas de sucesso implantadas nos municípios com foco em saúde, educação, aquisição de alimentos, segurança alimentar e gestão do Programa Minha Casa Minha Vida.
O ex-prefeito de Foz do Iguaçu (PR), Paulo Mc Donald Ghisi falou sobre a boa prática na gestão educacional implementada no município, que levou a cidade a obter o melhor Ideb- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- do País. A cidade paranaense também conta com três entre as dez melhores escolas públicas do Brasil nas séries iniciais do ensino fundamental. Segundo o Mc Donald o, o resultado favorável do município no Ideb deve-se a uma série de medidas adotadas desde 2008 e estabelecidas a partir de uma nova cultura de gestão educacional. Com base em taxas de aprovação e reprovação da rede municipal, foram traçadas estratégias e metas em cada escola para melhorar o desempenho dos alunos. O plano incluiu a oferta de reforço no contraturno escolar; atenção diferenciada aos profissionais de saúde, aplicação de simulados da Prova Brasil o, entre outros.
A ex-prefeita de Lauro de Freitas/BA, Moema Gramacho, também falou das suas experiências positivas à frente da prefeitura baiana. Ela destacou o crescimento do Programa Minha Casa Minha Vida e a Segurança Alimentar no município. Já o ex-prefeito de Vitória / ES, João Carlos Coser, falou sobre o IDESUS,- indicador que avalia o desempenho das política do Sistema Único de Saúde no município. A capital capixaba é reconhecida nacionalmente pelos bons indicadores de saúde. A roda de debate contou ainda com a participação do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que apresentou a “Carreta da Mulher”. Programa desenvolvido em Brasília, que realiza serviços de atendimentos básicos e prevenção à saúde das mulheres de baixa renda.