Com um auditório completamente lotado, o governador Raimundo Colombo abriu nesta terça-feira (26) o segundo dia do XI Congresso Catarinense de Municípios, que está sendo promovido pela FECAM e Associações de Municípios, no Centrosul, em Florianópolis. Colombo defendeu aproximação do Governo do Estado com os municípios e anunciou, inclusive, que pretende organizar "caravana do progresso", que será integrada pelo secretariado e percorrerá todo o Estado.
O governador fez também um relato das dificuldades enfrentadas, principalmente na área de segurança pública. Destacou ainda a mudança no perfil de gestão governamental, fazendo com que a máquina administrativa consiga otimizar os recursos públicos. Raimundo Colombo pediu o apoio dos municípios para o Programa Pacto por Santa Catarina, com investimentos nas áreas da saúde, educação, tecnologia, infraestrutura e segurança pública.
Crédito – O governador anunciou também a linha de crédito Badesc Cidades Juro Zero. O programa pode atender aos 295 municípios catarinenses e a previsão, neste primeiro ano, é que sejam repassados R$ 350 milhões para o desenvolvimento das cidades, por meio do Badesc. O crédito poderá ser aplicado em pavimentação asfáltica, construção de escolas, postos de saúde e obras em geral. O projeto de lei que viabiliza o programa com recursos do Governo do Estado, que vai subsidiar o montante equivalente aos juros, já foi encaminhado para a Assembleia Legislativa.
Neste segundo dia de Congresso, estão previstas as participações de vários secretários de Estado.
Fotos: Mafalda Press
Assessoria de Comunicação FECAM
Publicado por Marca Comunicação_Jornalista Michele Fernandes