A 3ª Conferência Estadual de Cultura foi realizada nos dias 02 e 03 de setembro, nas dependências do Centro Integrado de Cultura de Florianópolis. Santa Catarina foi o segundo Estado Brasileiro a cumprir com a determinação do Ministério da Cultura.
Dos 295 municípios catarinenses, 244 realizaram suas conferencias municipais ou intermunicipais, onde elegeram 360 delegados entre poder público e sociedade civil para participarem da etapa estadual.
O objetivo da conferência é de elencar prioridades e diretrizes para estabelecer políticas públicas relacionadas aos segmentos culturais, bem como, garantir que a administração pública reconheça e trate a cultura como item essencial ao desenvolvimento humano.
Durante o evento foram eleitos os delegados das seis macrorregiões do Estado para participarem da Conferência Nacional que acontecerá no período de 26 a 29 de novembro em Brasília. A região sul teve o direito de indicar cinco delegados, sendo dois do poder público e três da sociedade civil.
A representante de Maracajá, Odécia Almeida de Souza, eleita para representar o poder público, se sentiu lisonjeada pela escolha. "Como professora e historiadora do município de Maracajá, e membro do Colegiado de Cultura e Turismo da AMESC, me sinto honrada por poder representar a região Sul do Estado de Santa Catarina na Conferência Nacional em Brasília. Agradeço o empenho do Colegiado para que conseguíssemos esta cadeira de delegado. Considero que é fundamental termos representantes da nossa região para garantir que as políticas públicas sejam descentralizadas e os municípios de pequeno porte tenham maior apoio para estruturarem seus equipamentos e suas ações nos diferentes segmentos culturais", enfatizou Odécia.