Prefeitos participam de audiência com o Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, na tarde de segunda-feira (14), em Florianópolis. A audiência realizada na sede da SSP/SC foi acompanhada pelo Deputado Estadual, José Milton Scheffer; Secretário da SDR, Heriberto Afonso Schmidt; Diretor Geral da SDR, Marcos Leone Oliveira; Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Nazareno Marcineiro; Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Avila; e do Diretor de Polícia do Litoral, Artur Nitz. Na ocasião, os lideres municipais entregaram ofício contendo uma série de reivindicações para melhorar as condições de segurança pública no extremo sul catarinense.
O Prefeito de Turvo e Presidente da Amesc, Ronaldo Carlessi, esclarece que foi solicitada a audiência, devido a vários fatores, especialmente, referente à recomposição dos efetivos policiais. “A região da Amesc conta atualmente com os serviços de 97 policiais civis, dentre eles, delegados, escrivães e agentes de polícia. Se não bastasse a necessidade de incrementar este número, temos informações que 30% dos policiais estão com tempo de serviço suficiente para requerer aposentadoria e, outros estão bem próximos. Além disto, no ofício que entregamos ao Secretário, solicitamos o aumento de efetivos na Polícia Militar, providências em relação à troca de viaturas, presídio regional e vistoria de veículos”, afirma Carlessi.
Segundo o Secretário da SSP/SC, César Augusto Grubba, o projeto de recomposição dos efetivos é tratado como prioridade de governo. Ele lembra que, desde janeiro de 2011 já foram incorporados mais de 4,3 mil novos profissionais de segurança pública, “um recorde histórico”, garante. Sobre o efetivo da Polícia Militar o Secretário confirmou que a região receberá novos policiais, a partir de 2014, com a formatura dos militares que estão em curso no centro de ensino da corporação. “Recentemente o governo autorizou a nomeação de mil novos policiais, que já estão em curso de formação, e a previsão é que em 2014 um novo concurso seja aberto para preenchimento de mais 500 vagas”, explicou.
Com relação a Polícia Civil, Grubba reconheceu que a Instituição trabalha com um efetivo que corresponde a 53% do ideal. Informou que aguarda autorização do Grupo Gestor do Governo para abertura de concurso público para preenchimento de vagas nas carreiras de delegado, escrivão e agente de polícia. “Em reunião com o governador Raimundo Colombo recebemos a informação de que um novo concurso para a Polícia Civil será anunciado em breve”, disse Grubba.
O Secretário garantiu que a região receberá reforço policial durante a Operação Veraneio e será contemplada com novas viaturas, hoje um problema recorrente, principalmente, na Polícia Militar. “Já foram adquiridas 1.642 mil viaturas, dentro do programa Pacto da Segurança, e com isso nenhum município deixará de receber um veículo novo”, afirmou. A distribuição das viaturas acontecerá em três lotes a partir de novembro próximo.
Assessoria de Comunicação Amesc