Atendendo convocação da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Prefeitos, Secretários, Assessores e Vereadores do Extremo Sul Catarinense participam da XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A Marcha acontecerá no período de 12 a 15 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, na capital federal.
Uma das motivações para realização da Marcha este ano esta relacionada com a crise nos municípios e a conjuntura eleitoral. O Presidente da CNM , Paulo Ziulkoski afirma que o grande poder de mobilização e articulação da Marcha é fundamental para demonstrar a força política do movimento municipalista e levantar suas principais bandeiras. “Os Municípios são vítimas das transferências de responsabilidades e desigualdades financeiras. Não podemos mais aceitar que o desequilíbrio federativo continue a assombrar o Ente mais fraco. E, como 2014 é ano eleitoral, é preciso cobrar dos futuros candidatos um compromisso real com o municipalismo” destaca Ziulkoski.
O Presidente da Amesc, Evandro Scaini, espera retornar de Brasília com notícias favoráveis aos municípios. “O momento que os municípios atravessam é muito preocupante e esperamos retornar com soluções definitivas. No ano passado a Presidente do Brasil, Dilma Russeff anunciou auxílio emergencial aos municípios, como medida paliativa”, destaca Scaini.
AssCom Amesc