Comitiva da Amesc participa de audiências em Brasília

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Na tarde de terça, 20, representantes do Extremo Sul Catarinense participaram de duas audiências na sede da Secretaria Executiva de Articulação Nacional (SAN), do Estado de Santa Catarina. Na primeira, foram recepcionados pela Secretária Interina da SAN, Lourdes Coradi Martini, que apresentou as funções da pasta, seus objetivos e as possibilidades de apoio aos prefeitos. “Sabemos que vocês contam com equipes capacitadas em seus municípios, mas nossos servidores estão disponíveis para auxílio em qualquer demanda em nível federal”, salientou Martini.

Na segunda audiência da tarde, acompanharam a explanação de técnicos do Ministério do Turismo (MTur) sobre a apresentação de propostas para captação de recursos para infraestrutura turística e eventos.

Do MTur, o coordenador-geral de Análise de Projetos da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Bernardo Soares, explicou que o Ministério apoia somente eventos exclusivos da prefeitura, sem participação de entidades. Os recursos disponíveis para cada evento variam de R$ 100 mil até R$ 1 milhão, sendo que podem ser aplicados em palcos, tendas, pavilhões, iluminação, sistemas de som, segurança, banheiros químicos, entre outros itens.

Já na parte de infraestrutura turística, o representante do setor no MTur, Renato Vieira, salientou que é possível captar recursos para investimento em centros de cultura, museus, teatros, centros de convenções, mirantes, escolas de qualificação turística, parques ecológicos, sinalização, pórticos e portais, restauração de monumentos históricos, entre outros.

Ao final, o Presidente da Amesc, Evandro Scaini agradeceu pela receptividade e apoio, e entregou à Secretária Lourdes Martini, edições do Catálogo das Potencialidades do Extremo Sul Catarinense que ficarão disponíveis para consulta na sede da SAN em Brasília. “Considero de suma importância todos os integrantes da comitiva da Amesc poderem ter conhecido a SAN, pois é uma estrutura de Santa Catarina, instalada em Brasília, em benefício do Governo do Estado e Municípios. Além disto, as informações repassadas pelos representantes do MTUR, reforçaram minhas convicções da necessidade urgente dos municípios da Amesc elaborarem seus planos municipais de Turismo”, destacou Scaini. 

AssCom Amesc