Aproximadamente 90 pessoas da área, participaram na quinta, 31, no município de Sombrio, do Seminário Regional de Cultura e Turismo Caminho dos Canyons. Na abertura, o Presidente da Amesc, Evandro Scaini, se pronunciou destacando a importância da união entre os gestores de turismo e gestores de cultura dos municípios. “Nós, Prefeitos estamos trabalhando de forma integrada, visando o melhor para o extremo sul catarinense. Da mesma forma, independente de qual ação possa se realizar primeiro, precisamos da integração da cultura e do turismo para consolidar a região como destino turístico”, enfatizou Scaini.
Atualmente na região estão sendo realizados os planos municipais de resíduos sólidos, planos municipais de turismo, com a possibilidade de em breve iniciarem os planos municipais de cultura.
Durante o Seminário, vários eixos temáticos foram desenvolvidos, distribuídos em três painéis. No painel 1, foram debatidos o turismo rural na agricultura familiar; agroturismo de base comunitária e; desafios para a regulamentação do turismo rural na agricultura familiar. No painel 2, turismo cultural e; turismo cultural de experiência: possibilidades e oportunidades de novos negócios. Painel 3, Turismo, perspectivas do segmento cultural e de aventura; visão global e regional do turismo cultural e de aventura; a roça da estância: memória e experiência de trabalhadores rurais nos Aparados da Serra e região Caminho dos Canyons.
AssCom Amesc