Audiência aprova soluções consorciadas para os resíduos sólidos nos municípios da Amesc

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

Aconteceu quinta-feira (25), no auditório da Amesc audiência para discussão das soluções consorciadas para os resíduos sólidos. Esta foi mais uma das etapas dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS. Na discussão das possibilidades, ficou decidido a formação do Colegiado Regional de Saneamento e Meio Ambiente com participação de representantes dos 15 municípios da Amesc e, estudos para constituição de um consórcio público ambiental multifinalitário.

Dentre as ações que o Consórcio deverá trabalhar, foram indicadas a coleta seletiva dos resíduos e centrais de triagem, acompanhadas de um forte programa de educação ambiental.

O Presidente da Amesc, Evandro Scaini, destacou a importância dos trabalhos que estão sendo elaborados. “Este convênio firmado com o Governo do Estado por meio da SDR de Araranguá, para realização dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos tem sido muito importante para discussão de soluções econômica, social e ambientalmente viáveis para os resíduos”, ponderou Scaini. 

Os consórcios públicos se constituem em uma estratégia de gestão para a busca de soluções dos problemas comuns dos municípios e para a captação de recursos financeiros.

Durante a semana foram realizadas 12 (doze) audiências nos municípios para validação dos PMGIRS.

AssCom Amesc