Nesta terça-feira, 14, às 16h acontecerá na Amesc, a oficina de implementação e divulgação dos Planos Municipais de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos – PMGIRS. A finalização do processo de planejamento e da validação do PMGIRS estabelece o início do processo e sua implementação.
É responsabilidade do poder público, do Comitê Diretor Local e do Grupo de Sustentação, não permitir que existam espaços vazios entre a formalização do plano e sua efetiva implantação. Para isto a consultoria deverá indicar agendas de continuidade, envolvendo todos os agentes nas ações que, já decididas, precisam ser implementadas.
Na agenda é importante que sejam consideradas as ações de educação ambiental e capacitação dos agentes para a melhoria progressiva do seu desempenho e dos resultados. Estas agendas são uma das formas de possibilitar a continuidade da participação social no processo de gestão dos resíduos, dando efetividade à responsabilidade compartilhada que é essencial na Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Além das indicações das agendas, a oficina objetiva esclarecer a importância do monitoramento do plano através do uso de indicadores de desempenho.
AssCom Amesc