A Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC), por meio da Assessoria Cultural contratada para a Elaboração dos Planos Municipais de Cultura, realizou a 2ª Oficina Técnica para implantação dos Sistemas Municipais de Cultura.
A Oficina tratou especificamente da criação e regulamentação dos Fundos Municipais de Cultura. Estiveram presentes os Gestores Culturais e Contadores de 12 municípios dos 15 que compõe a AMESC.
O Presidente da AMESC, Evandro Scaini, salientou que a organização dos municípios é essencial para receberem os recursos da cultura que são repassados fundo a fundo. “Contratamos os planos de cultura, porque sabemos do potencial que temos nos municípios e, estamos conscientes da necessidade de fomentar e fortalecer a cultura, que num futuro breve nos dará muito retorno, inclusive econômico”, destacou Scaini.
O palestrante da Oficina foi o Senhor Leone Silva, Ator e Diretor de teatro, ex Presidente da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Leone é uma personalidade influente de militância cultural no estabelecimento de políticas públicas de cultura no Estado, atuou entre 2010 e 2012 no Conselho Estadual e Nacional de Cultura.
A Coordenadora de Cultura e Turismo da AMESC, Cristiane Biléssimo, declarou que os gestores e contadores municipais tiveram a oportunidade de discutir leis e analisar modelos de regulamentos de fundos já constituídos no Estado, para então formularem seus fundos municipais de cultura adequando-os a realidade cultural local.
Na próxima etapa de Elaboração dos Planos Municipais de Cultura, a tarefa dos Gestores Culturais da região, é a de elaborar o Diagnóstico do Desenvolvimento Cultural do município, declara a Assessora Cultural Odécia Almeida de Souza.
AssCom Amesc