A Amesc parabeniza os municipios de Balneário Arroio do Silva e Balneário Gaivota pelos 20 anos de Emancipação Politico Administrativa.
Balneário Arroio do Silva:
Balneário Arroio do Silva é destaque entre os municípios da região sul pelo pleno desenvolvimento. Com passos acelerados, a cidade está em evidência pelo número de obras executadas e em andamento – em torno de 22 entre as que já foram realizadas nos últimos meses e as que estão em fase de conclusão. As obras dão uma nova identidade ao município e proporcionam um maior atendimento à população, bem como um maior acolhimento aos visitantes.
Dentre os projetos executados, destacam-se a revitalização da Praça Central, novas unidades de ensino – infantil e fundamental; novo prédio do CRAS, sede própria da Secretaria de Educação, Câmara de Vereadores, construção de posto de saúde, ginásio de esportes e pavimentação de muitas ruas, incluindo o asfalto do Acesso Sul que representa um grande passo para o crescimento da cidade.
Para comemorar a fase de desenvolvimento e os 20 anos de história, um evento especial foi organizado e, com isso, o aniversário será celebrado em grande estilo com homenagens e muita animação ao som da banda Ivonir Machado e Novos Garotos.
Como todos os anos, haverá também a entrega do título de cidadão Amigo do Arroio do Silva. Neste ano o homenageado é Juscelino da Silva Guimarães, conhecido carinhosamente como Mineiro, proprietário da Drogaria Marista. “Uma grande homenagem a uma pessoa que vem fazendo um ótimo trabalho no município há mais de 25 anos, além de ser sempre parceiro nos eventos. É uma grande pessoa e merece destaque”, enalteceu o prefeito Evandro Scaini.
A grande festa de comemoração de aniversário da cidade e de homenagem será realizada na praça central. Toda a população está convidada a comemorar o aniversário do município e acompanhar a programação especial.
Programação de aniversário:
29/12 (Terça-feira)
Aniversário do Município
21h – Homenagens
22h30 – Show com Ivonir Machado e Novos Garotos
Fonte: Assessoria de Imprensa- Bianca Goulart
Balneário Gaivota:
O território onde hoje está localizado Balneário Gaivota vem de sua co-irmã Sombrio, onde ambas tiveram como primeiros habitantes os índios Carijós. Estes, por sua vez, por apresentarem naturezas dóceis, sempre tiveram um bom relacionamento com os visitantes que pisaram às terras de Sombrio por volta de 1534, oriundos de Buenos Aires, que era, até então, colônia Espanhola (PMBG, 2013). Posteriormente, colonizadores portugueses começaram a chegar à região e em 1830, adquiriram as chamadas "sesmarias", iniciando então a colonização. Desde então, o inicio do desenvolvimento da região e o natural aproveitamento da área litorânea, com a exploração da pesca e do lazer. Com a intensificação destas atividades, a ocupação do litoral foi muito grande, provocando em 30 de agosto de 1990, a promulgação da lei nº 770, que criou o distrito de Balneário Gaivota. Depois deste ato, cresceu a mobilização da população local, interessada na emancipação do então distrito de Sombrio. Este movimento culminou com a criação da Comissão de Emancipação de Balneário Gaivota. Cumprindo todos os passos determinados pela legislação vigente, tal comissão viu coroada de êxito sua iniciativa e esforços, quando em 29 de dezembro de 1995, o governador do estado de Santa Catarina sancionou a lei nº 10.054, criando o município de Balneário Gaivota, onde seu primeiro prefeito foi Everaldo João Ferreira, eleito em 03 de outubro de 1996. No mesmo ano, o censo realizado pelo IBGE constatou uma população de 4.344 habitantes no município. Atualmente, estima-se que este número já tenha ultrapassado os 9.259. Na temporada de veraneio, estima-se que a população chega a ser em média de 35.000 pessoas.
O Município de Balneário Gaivota atravessa um momento importante em sua história, em meio ao maior ciclo de desenvolvimento vivenciado pela cidade desde a sua criação. E o cidadão Gaivotense, para quem são dirigidas, planejadas e executadas as políticas públicas de melhoria e bem-estar, percebe esse momento especial, não podendo existir outro resultado senão o alto grau de satisfação em relação à administração municipal. O Balneário Gaivota transformou-se numa cidade cada vez melhor de se morar, trabalhar e investir. A realização de obras e investimentos em educação, saúde, desenvolvimento social, infra-estrutura, mobilidade urbana, turismo, dentre outros, vêm mudando para melhor a relação da população com a cidade, ocasionando um processo no qual a Prefeitura Municipal de Balneário Gaivota tem a grande responsabilidade de difundir suas ações e paralelamente elevar os anseios dos seus cidadãos.
Fonte: Site da Prefeitura