A manhã do terceiro e último dia do XIV Congresso Catarinense de Municípios iniciou com um painel onde representantes da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Fecam, Associações de Municípios e Prefeitos de Santa Catarina debatem a "Consolidação da Pauta Municipalistas". O primeiro tema abordado foi a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira – CPMF.
Iniciando a pauta, representantes da CNM falaram sobre a tramitação da CPMF no Congresso Nacional. O projeto para recriar o imposto está na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados Federais, sobre relatoria do deputado Arthur Lira (PP/AL).
Recentemente os municipalistas estiveram reunidos em Brasília com a presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, a presidente afirmou que a recriação da CPMF é fundamental para dar fôlego ao governo federal. Os municipalistas ainda reforçaram a presidente o pedido de que se for criar novamente o imposto que vá um percentual das contribuições aos municípios.
Ainda acontece hoje (17), a Assembleia Geral da Fecam, onde serão discutidos temas como, CPMF, transporte escolar, entre outros. Em seguida, o tema Desenvolvimento Regional, com a apresentação de propostas para formação de agendas regionais para o desenvolvimento sustentável, será explanado. Encerrando o evento, a Conferência "Marketing Político Digital", a cargo do especialista em marketing digital, Rodrigo Gadelha.