O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome informou, na última semana, o município de São João do Sul, que o Projeto “Fazendo Arte”, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social em 2007, foi escolhido para concorrer ao prêmio no Observatório de Boas Práticas na Gestão do Programa Bolsa Família.
O projeto possibilitou o acesso de dez mães do Programa Bolsa Família em um curso de tapeçaria em tear de forte expressão cultural no município, o que lhes proporciona geração de trabalho e renda. Outras ações também foram desenvolvidas além do curso prático de artesanato, onde foram desenvolvidas técnicas sociais, acompanhamento familiar, reuniões, palestras, visitas domiciliares, dinâmicas de grupo, sociabilidade para participação e construção de uma realidade mais justa e inclusiva.
“O principal objetivo do projeto estava em promover e integrar as mulheres no mercado de trabalho formal e informal como forma de estimular a capacidade de geração de renda familiar, social e comunitária e uma das principais razões do sucesso da prática foi a participação das mães em todo o processo”, relata a Secretária de Desenvolvimento Social de São João do Sul, Maria de Quadros Borba.
Os resultados com a implementação desta prática trouxeram novas perspectivas de renda para as famílias, abrindo caminhos e despertando a iniciativa de buscar meios de contribuir no orçamento da família. O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social de São João do Sul, indicado ao prêmio no Observatório de Boas Práticas na Gestão do Programa Bolsa Família, que descreve as práticas de sucesso em todo país, se deve ao recurso do IGD (Índice de Gestão Descentralizada).
O IGD é um indicador que mede a qualidade da gestão municipal nas áreas de saúde e educação das famílias do Programa Bolsa Família. Esse índice tem como objetivo central, apontar o repasse mensal dos recursos aos municípios, ressaltando-se a importância do “Índice de Gestão Descentralizada – IGD” para os municípios, onde esses podem estar desenvolvendo projetos complementares e, ainda, investindo na estrutura física, melhorando os recursos materiais para o atendimento das famílias do Programa Bolsa Família.
A Assistente Social da Amesc, Daiane Carvalho, destaca que o prazo para o registro das informações de saúde no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) termina no próximo dia 30 de junho e o prazo para o registro dos dados no Sistema de Freqüência Escolar encerra dia 26 de Julho. Mais informações no site da Amesc (www.amesc.com.br).