O contorno foi planejado a pedido da comunidade de Araranguá, através de Audiências Públicas realizadas no município durante a fase de elaboração do projeto da duplicação.
Após a confirmação do DNIT ficou definindo que em vez do aterro, o contorno da BR-101 Sul, em Araranguá, será através de elevado (sobre pilares), nas duas pistas de rolamento, semelhante ao trecho de Maracajá.
A fim de atender à Lei das Licitações, de acordo com o Núcleo de Comunicação do DNIT/SC, neste momento, a engenharia está finalizando as adequações do projeto de aterro para o de elevado, previstas para até meados de agosto. O traçado de 6,73 quilômetros inicia no km 409,2 (lote 28 – Consórcio Construcap – Modern – Ferreira Guedes) até o km 415,5 (Lote 29 – Construtora Triunfo).
De acordo com projeto elaborado em 2000, haveria aterro no trecho do contorno, a cerca de 800 metros da pista atual, mas a fim de atender a solicitação da comunidade local a idéia foi colocada de lado devido ao impacto ambiental e, principalmente, à agricultura. Seriam necessários 250 metros de largura no aterro para utilização de apenas 20 metros, seccionando a área de plantio .
A diferença principal, em relação ao elevado de Maracajá, é de que este preservará a utilização da atual pista de rodagem, apesar da suscetibilidade a alagamentos. Ali, o DNIT optou por não colocar todas as pistas no elevado por considerar os custos altos demais para resolver um problema que considera ocasional. Quando a pista alagar, como no início do mês de maio, o trânsito será desviado para o elevado, que terá tráfego em uma pista para cada sentido.
A obra do Contorno em Araranguá deve ficar pronta até o final de 2009.
Dados: Portal Aciva