Sombrio inaugura Casa da Cultura

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Correio do Sul

 

A cultura é o meio pelo qual um povo manifesta seus valores, crenças e tradições, é um tesouro inesgotável, um encanto incompreensível… A afirmação de pensadores e artistas traz à tona toda a importância que deve ser dada à cultura, seja ela de uma comunidade, de um município ou de toda uma região, já que a própria identidade histórica depende do quão são valorizadas as suas tradições.

 


Em Sombrio, onde uma miscigenação de povos faz parte da base formadora do município, a partir de hoje, cantadores, tocadores, dançarinos, pintores, rimadores, artesãos e outros artistas terão o seu local de encontro para fomentar e fortalecer cada vez mais a sua arte.

 


Às 20h, o imóvel de número 225 da rua Santo Antônio, no Centro de Sombrio, passa a ser conhecido como a Casa da Cultura. No local, através de uma conquista do Grupo Folclórico Açor Sul Catarinense junto ao Ministério da Cultura, será instalado o Ponto de Cultura, tornando o município referência cultura em todo o Sul de Santa Catarina, já que é o único ponto beneficiado nesta parte do Estado. "Será o espaço destinado ao resgate da história de nosso município, de importância fundamental não somente para Sombrio, mas para toda a região, que teve uma colonização semelhante", afirma o prefeito Professor Jusa (PP).

 


"É importante que cada cidadão sombriense participe e celebre mais esta conquista, que é de todos, pois trata-se de um passo importante para a nossa história."

Ponto de Cultura

Segundo o prefeito, a inauguração da Casa da Cultura e instalação do Ponto de Cultura é proporcionada pela parceria com o Governo Federal. "Nós cedemos o local e o Governo Federal entra com o Ponto de Cultura", disse. "E este apoio se estende também aos grupos de artistas que estejam organizados no município."

 


Na Casa da Cultura já estão disponíveis aulas de balé clássico, danças de salão e gaúcha, pintura em tecido, em tela, artesanato em madeira e E.V.A., além de outras oficinas que estão sendo planejadas. "A cidade se desenvolveu muito nos últimos anos, e cresceu também culturalmente; e ficou restante apenas esse espaço para um maior desenvolvimento da arte de nossa população", afirma o prefeito.