O Projeto ‘Rondas Escolares’, que faz parte do Programa de Segurança da 4ª guarnição especial de Polícia Militar de Araranguá, foi apresentado na tarde desta quarta-feira (3) aos diretores das escolas da rede estadual e municipal de ensino do extremo-sul e vereadores no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá. O Projeto conta com a parceria da câmara de vereadores de Araranguá, Conseg e SDR.
O objetivo é traçar uma relação de proximidade e confiança dos policiais com a comunidade escolar, visando diminuir o número de ocorrências nas unidades escolares, promovendo a segurança pública.
De acordo com o comandante da PM de Araranguá, tenente-coronel Márcio Cabral, o projeto é inovador no estado e deverá ser colocado em prática inicialmente no município de Araranguá a partir deste segundo semestre, com rondas realizadas principalmente nos horários de entrada e saída dos estudantes. Um dos critérios para a definição do número de vezes que o policial se fará presente na escola é o número de alunos. Por exemplo – se a unidade possuir mais de mil estudantes, as rondas ocorrerão todos os dias da semana, pelo menos uma vez por período.
Uma comissão de avaliação e segurança escolar com 14 pessoas foi formada na reunião desta quarta-feira. Os integrantes se reunirão bimestralmente, sendo que o primeiro encontro será no próximo dia 25, às 14 horas. Após a implantação do projeto, eles irão avaliar se a iniciativa surtirá resultados. Caso a resposta for positiva, ele poderá ser estendido aos demais municípios do Vale do Araranguá a partir do próximo ano.
Uma outra ação inserida no projeto é a realização de reuniões dos policiais com professores e policiais, que trarão dicas de segurança para que possam ser usadas nas possíveis adversidades.
A gerente de educação Rosa Nagel, que também compõe a comissão, parabeniza a iniciativa da Polícia Militar. “Este era um anseio dos profissionais da educação, que ficarão mais tranqüilos com a mobilização pela segurança pública”, concluiu.