Durante as várias reuniões com as comunidades de Sombrio para a elaboração do Plano Plurianual (PPA), uma das principais necessidades identificadas pelo Governo do Município foi a criação de novas vagas para o ensino infantil. Com o desenvolvimento da economia e o surgimento de oportunidades profissionais, principalmente para as mulheres, muitas mães tiveram a oportunidade de ingressar ou voltar ao mercado de trabalho, passando a ter a preocupação de onde ou com quem deixar os seus filhos.
Diante desta necessidade e com as informações necessárias, o Prefeito de Sombrio, Professor Jusa, direcionou ações através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte para a resolução deste problema. Assim, a expectativa é de que mais de 150 vagas sejam disponibilizadas em 2010 às crianças do ensino infantil no município.
Uma das estruturas que vai proporcionar mais de 100 vagas é o recém construído Centro de Educação Infantil Espaço Criança, no Bairro São Pedro. A obra foi oficialmente entregue pela empresa contratada para a construção na última semana, restando apenas últimos detalhes e a aquisição da mobília para então inaugurar o novo CEI. “Inicialmente, crianças de zero a quatro anos serão atendidas pelo CEI Espaço Criança, com a oferta de cerca de 120 vagas”, informou Professor Jusa, em visita ao imóvel, na companhia da Secretária de Educação, Crhisthina Souza de Luca, do engenheiro civil Jones Joaquim dos Santos e a coordenadora da instituição, Andrea Claudino.
No novo Centro de Educação Infantil estão sendo investidos mais de R$ 1,2 milhão, numa parceria entre o Governo do Município e o Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A obra ocupa uma área de cerca de 1.100 metros quadrados.
População atendida
Um maior número de vagas foi escolhida como prioridade pela comunidade de Nova Brasília, durante a reunião do PPA. O período para cumprimento das metas era de quaro anos, mas ainda neste ano será entregue a obra de ampliação do Centro de Educação Infantil Paraíso da Criança, que vai ganhar duas novas salas e novos banheiros. “Cuidar das nossas crianças será sempre prioridade para o governo do município. É nossa responsabilidade para com o futuro de Sombrio, além de um pedido dos próprios moradores, que poderão exercer suas atividades profissionais sem se preocupar com os filhos, estando eles em boas mãos”, disse a Secretária enquanto vistoriava a obra de ampliação na companhia do prefeito e da coordenadora do CEI, Silvana Pereira da Silva. O Centro de Educação Infantil atualmente atende cerca de 100 crianças.
ASCOM PMS