Representantes de administrações municipais do extremo sul catarinense se mostram cada vez mais decididos a colocar m prática a criação de um Consórcio Intermunicipal. No segundo encontro para tratar do assunto, cinco gestores dos sete municípios listados para integrarem o projeto participaram, demonstrando concordarem que a ideia trará benefícios à Região.
A reunião foi realizada na localidade de Barrinha, no ponto em que a Lagoa do Sombrio encontra o canal que a liga ao Rio Mampituba, no município de São João do Sul. Estiveram presentes os prefeitos de Balneário Gaivota, João Alberto Bonamigo, de Passo de Torres, Valmor Pereira de Souza, São João do Sul, Alex Sandro Pereira Bianchin, de Sombrio, Professor Jusa e o vice-prefeito de Santa Rosa do Sul, Geovano Cândido Gomes, representando a prefeita Geci Geltrudes de Oliveira Casagrande, que esteve no primeiro encontro; além de assessores. “Passei a ideia aos prefeitos de Praia Grande e Jacinto Machado, que se mostraram favoráveis à união dos sete municípios na forma de um consórcio”, disse Professor Jusa.
Na pauta do encontro, a apresentação do texto do Protocolo de Intenções, primeiro documento a ser elaborado. A princípio, os participantes aprovaram a nomenclatura CONEXSUL – de Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Integrado do Extremo Sul Catarinense. O trecho de maior discussão entre os prefeitos dizia respeito aos objetivos, dando ênfase à ações de preservação da Bacia do Rio Mampituba, incluindo a Lagoa do Sombrio, mas sem esquecer de outros setores, como infraestrutura, desenvolvimento de atividades pesqueiras, malha viária, turismo, cultura, entre outros. “Com uma maior representatividade, já que o CONEXSUL representará os sete municípios, aumentam as chances na busca de recursos para a realização de projetos de desenvolvimento integrado de toda esta região, em todos os setores apontados no protocolo”, concordaram os prefeitos.
Citando exemplos de consórcios que alcançaram o sucesso desejado em outras regiões, inclusive de Santa Catarina, os gestores assumiram a responsabilidade de dar seguimento às análises que possibilitem a criação do CONEXSUL. Uma das definições foi planejar um encontro que reuniria os vereadores de todos os sete municípios, caso se confirme a inclusão de Praia Grande e Jacinto Machado, para uma explanação sobre os benefícios de se concretizar a idéia apresentada. “Considero este um passo importante que estamos dando, de forma totalmente integrada e apartidária, para promover o desenvolvimento de toda esta região”, concluiu Professor Jusa.
Com algumas modificações, o texto do protocolo de intenções será reencaminhado aos técnicos envolvidos no processo de criação do Consórcio, para que seja novamente avaliado em novo encontro entre os prefeitos dos sete municípios envolvidos.