Depois de ter o decreto de Situação de Emergência reconhecido pela Defesa Civil Nacional, em face dos estragos causados pelas tempestades de granizo e vendaval, no final de setembro de 2009; o município de Balneário Arroio do Silva foi contemplado pela Caixa Federal com a liberação do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço, FGTS, para todos os moradores fixos. Os trabalhadores poderão retirar o fundo de garantia até o valor de R$ 4.650 por conta.
Segundo o gerente geral da CEF, Air Geraldo da Silveira, somente terão direito ao benefício os moradores que comprovarem residência fixa. “Os trabalhadores serão informados sobre os documentos necessários para efetuar o cadastro, conforme o mês de nascimento”, frisa o gerente.
Na próxima semana, o gerente da CEF se reunirá com o secretário de Administração e Finanças de Arroio do Silva, Silvio Luiz Gonçalves Vianna, para acertar a instalação de uma Central de Atendimento ao público. “Nossa idéia é montar a central junto ao hall da prefeitura, para facilitar o acesso dos trabalhadores”, diz. A previsão para recebimento dos documentos está prevista para o dia 13, já a liberação dos recursos poderá ocorrer a partir do dia 27 de abril.
De acordo com o Secretário de Saúde e Bem Estar Social de Balneário Arroio do Silva e coordenador da Defesa Civil, José Luiz Oliveira, cerca de 2 mil trabalhadores do município terão direito a retirar o FGTS.