Os cursos profissionalizantes que darão novas oportunidades a 300 jovens de Sombrio com idade entre 18 e 29 anos terão início no dia 3 de maio. A data para a aula inaugural foi definida na manhã desta teça-feira, 19 de abril, em reunião no gabinete do Prefeito de Sombrio, Professor Jusa. O encontro marcou a assinatura oficial do convênio para a execução do Programa ProJovem Trabalhador, com presença de representantes das entidades envolvidas.
A disponibilidade das 300 vagas em cinco cursos profissionalizantes em Sombrio é fruto de uma parceria entre o Governo do Município, através das Secretarias de Finanças e de Desenvolvimento Social e Ação Comunitária, Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Sistema Nacional de Emprego (Sine). “A escolha dos cursos foi feita pensando na realidade local, fazendo com que os alunos saiam realmente aptos a exercer a função aqui mesmo na cidade, melhorando a sua vida e de sua família”, declarou Professor Jusa, durante o ato de assinatura de convênio.
Participaram da reunião, além do Prefeito, as Secretárias Municipais de Desenvolvimento Social e Ação Comunitária, Neliane Freitas da Silva, de Administração, Terezinha D’Ávila Tiscoski da Silva, de Educação, Cultura e Esporte, Christhina Souza de Luca, do Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, José Antônio da Silva, o vereador Paulo Custódio, representando o poder legislativo, o coordenador estadual do Sine/SC, Rodrigo Minotto, e a diretora da Associação de Desenvolvimento Educacional Futurão (ADEF), responsável pela execução do Programa em Sombrio, Nívea Simonetti.
“O desenvolvimento da educação nessa faixa etária é complexo e o maior desafio da nossa entidade será proporcionar uma melhor autoestima para os freqüentadores destes cursos. Para isso trabalharemos com muita dedicação, carinho e, acima de tudo, muito profissionalismo”, disse a diretora, expondo ainda que a sua instituição passou por fiscalização do TEM, sendo avaliada em todos os itens como ótima ou excelente.
Segundo Neliane Freitas, o trabalho do Governo de Sombrio, principalmente através de sua Secretaria, será o de fiscalizar a execução do Programa, assim como acompanhar os resultados junto aos alunos. “A contratação de professores, tutores ou qualquer profissional envolvido no Programa está a cargo da instituição de ensino, ficando ainda proibida a contratação de servidores públicos”, lembrou Neliane Freitas.
Os cursos oferecidos serão na área de Construção e Reparos, Saúde, Serviços Pessoais, Vestuário e Vendedor Lojista. As aulas serão ministradas no período noturno,nas segundas, quartas e quintas-feiras, na Escola Municipal Professora Alda Santos de Vargas, no Bairro Januária. “É uma ótima estrutura que a escola oferece, o que demonstra a preocupação da administração municipal pela qualidade no ensino. Serão utilizadas dez salas para os cursos”, concluiu a diretora da ADEF.
Os interessados em participar dos cursos, que tenham idade entre 18 e 29 anos, devem procurar o setor Social na Prefeitura de Sombrio até o dia do curso. “A cerimônia de início dos cursos está confirmada para o dia 3 de maio, às 19 horas, no auditório da escola”, relatou Professor Jusa.