Saúde do Arroio adota novas estratégias para atingir metas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Além das Unidades de Saúde, Paulo Lupinn (Centro), Marinho de Souza (Erechim), e Angelo Borges (Caçamba), a Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva, montou postos de vacinação no Terminal Rodoviário e Mercado das Frutas, para atender a população. A concentração maior de pessoas ocorreu nas unidades do Centro e Erechim. “Trabalho na colheita de arroz e só encontrei tempo para me vacinar no sábado”, disse o jovem Eliezer Cardoso, 20 anos, que buscou a Unidade de Saúde Paulo Lupinn para fazer a vacina.  

No sábado, 24, iniciou a 4ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação, com o atendimento aos idosos acima de 60 anos e gestantes, jovens entre 20 e 29 anos e crianças menores de 02 anos de idade. O idoso João Martinho do Nascimento, 75 anos, surpreendeu a equipe do posto de saúde, ao perguntar se não teria outra vacina para aplicar. “Pensei que fossem duas vacinas, uma para a gripe comum e outra para a do Porco”, falou o idoso. Seu João sabe da importância da vacina e disse que imunizado a gripe vem mais fraca, se vier a ocorrer.

 

Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica no município, Franciele Ramos Silva, a vacinação contra a gripe comum atingiu as expectativas no primeiro dia da 4ª etapa de vacinação. “Foram vacinados 20% da meta de 1.478 idosos acima de 60 anos, com relação vacina contra a gripe A, H1N1, 81% das gestantes foram vacinadas, 66% dos jovens entre 20 e 29 anos. As crianças atingiram a meta proposta”, afirma. O Secretário de Saúde, José Luiz Oliveira, o Juquinha, acompanhou o trabalho de vacinação no sábado, 24, e esteve interagindo com as equipes e população.

 

Arrastão

Para atingir as metas de vacinação contra a gripe A e gripe comum (influenza), Franciele e equipe da Vigilância Epidemiológica adotarão estratégias como a visitação ao encontro da Terceira Idade (segunda-feira), grupos de hipertensos e diabéticos, PSFs, acamados e pessoas com dificuldades de acesso.

 

Foto: Assecom/PMBAS