Seminário em Maracajá debate inclusão de alunos especiais

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Para entender melhor o processo histórico da inclusão, o Departamento de Educação, Cultura e Esporte de Maracajá realizou o I Seminário Municipal de Avaliação do Processo de Inclusão das Pessoas com Deficiência Intelectual.

O seminário envolveu professores, especialistas da educação, alunos com deficiência e a família destes alunos para uma avaliação da inclusão escolar empreendida no município.

Segundo o diretor de Educação, Denner Lucas Casagrande, é necessário entender as individualidades para compreender as potencialidades dos alunos. "A pessoa com necessidades especiais tem condições de estar inserida na sociedade, pois além de aprender é fundamental a integração", destaca.

O palestrante do seminário foi o psicólogo Elder José Gonçalves, reforça que a inclusão é igual a integração com a sociedade. "Respeitar as diferenças é o primeiro passo para se obter êxito neste processo".

Atualmente Maracajá possui oito alunos do ensino regular que frequentam dois dias por semana a Apae de Maracajá. No próximo ano eles frequentarão somente o ensino regular, por isso é necessária uma avaliação de como está o processo de inclusão.

Os integrantes do seminário responderam ainda um questionário de avaliação.