A terceira reunião e oficina preparatória do grupo executivo de saneamento para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Maracajá, aconteceu na tarde desta terça-feira, no Centro de Convivência da Terceira Idade.
Os integrantes do grupo executivo e a engenheira sanitarista Ediane Rosa da Concremat, empresa responsável pela elaboração do plano, organizaram a terceira audiência pública que vai acontecer no dia 11 de agosto, quarta-feira, às 19h, no mesmo local. A iniciativa consiste em dar diretrizes e estabelecer metas para os serviços públicos de saneamento ambiental, tais como: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. O Plano busca resolver os problemas encontrados na prestação destes serviços no Município de Maracajá e melhorar a qualidade de vida da população.
Segundo Ediane, o plano vem sendo trabalhado desde o final de 2009 nos princípios da lei federal do saneamento. “São nove fases até a sua conclusão. Em Maracajá estamos na fase final e a previsão de término é outubro”, comenta a engenheira sanitarista.
Durante este período de debates foram feitas duas audiências públicas. “Com isso traçamos alternativas para amenizar os problemas encontrados”, completa.
O documento está sendo elaborado com apoio de técnicos da Prefeitura de Maracajá, vereadores, pela Concremat, empresa de consultoria contratada com apoio do Governo do Estado.