Com o objetivo de combater e minimizar as desigualdades sociais, teve início em todo o País a chamada Política Nacional de Assistência Social. Operacionalizada através do Sistema Único de Assistência Social, a PNAS atua em duas grandes frentes: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial. Mais do que apenas letras no papel, em Sombrio a PNAS ganhou forma e, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Social e Ação Comunitária, está transformando vidas com novas oportunidades.
As ações da Proteção Social Básica são articuladas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Atualmente, o setor promove em Sombrio várias ações de inclusão digital e produtiva, visando o benefício físico e mental das famílias que necessitam do auxílio dos profissionais do CRAS. “Nosso objetivo primordial é melhorar a qualidade de vida das pessoas com as quais trabalhamos. Sejam as crianças e adolescentes, através das ações do Ceac, os idosos, através do Centro de Integração da Terceira Idade, ou mesmo os adultos, através de cursos profissionalizantes, atendimentos psicológicos, de Saúde e educacionais”, aponta Neliane Freitas da Silva, responsável pela pasta de Desenvolvimento Social.
Segundo a secretária municipal, estão em fase de conclusão cursos de inclusão digital para adultos e idosos, de artesanato e de culinária. “A equipe do CRAS tem se mostrado entusiasmada com a grande participação da população, assim como satisfeita com os resultados positivos que já surgem”, diz.
De acordo com a coordenadora do CRAS de Sombrio, Aldanete Raupp, o curso de Culinária conta com cerca de 30 mulheres, que descobriram ser talentosas na arte da cozinha. “Além de satisfeitas em aprender a profissão, estão descobrindo que podem ser realmente protagonistas de suas vidas”, declara Aldanete.
Roseli Ricardo de Souza, antes mesmo de concluir o curso, já passou a atuar no setor. “Hoje comercializo os docinhos que aprendi a fazer aqui. Tenho melhorado a renda da família e já posso pensar em novas perspectivas de futuro”, diz a nova doceira da praça.
Assim como ela, outras participantes começam a moldar o próprio destino, deixando a estagnação para buscar uma vida melhor. “Estamos surpresas com o mercado de docinhos. O número de encomendas tem nos surpreendido positivamente”, afirmam Miriam Gomes Padilha e Lucélia Evaldt Rosa, que citam inclusive a possibilidade de trabalhem de forma cooperada para atender a demanda e aumentar os seus lucros.
Segundo a secretária Neliane, as ações não são únicas, mas sim parte de um projeto de grandes pretensões. “Através do ‘Investindo em Mim’, a Prefeitura de Sombrio vai dar à nossa população mais necessitada a oportunidade de investirem em si próprias. Queremos garantir que possam ser autores de sua própria história, sem a necessidade de depender de outras pessoas ou instituições”, conclui.
O trabalho da secretaria de Desenvolvimento Social e Ação Comunitária de Sombrio prossegue com o CRAS, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), CITI, CEAC e ainda atendimentos na própria Prefeitura ou em parceria com as secretaria municipais de Educação e de Saúde, englobando uma totalidade de serviços ao cidadão sombriense.
Assessoria de Imprensa – PM Sombrio