Aconteceu durante todo o dia de quinta-feira 04/08, na Sociedade Esportiva e Recreativa São João do Sul, seminário sobre o gado leiteiro realizado pela Epagri e Secretaria de Agricultura, e contou com a participação de produtores de leite de São João do Sul e Praia Grande.
Na parte da manhã houve a palestra do engenheiro agrônomo Francisco C. Heiden, do Icepa/Epagri, que explanou sobre a produção de leite no Brasil que vem aumentando a cada ano, chegando a 31,6 bilhões de litros ano em 2011 e tendo o estado de Santa Catarina como o 5º maior produtor nacional de leite e neste contexto o municipio de São João do Sul produz 8,2% da produção de leite na região.
Segundo Heiden, o estado de Santa Catarina disputa hoje o quinto lugar com a produção de milho, e este número poderá aumentar consideravelmente apenas com o manejo adequado de pastagens. “hoje o mercado interno está bastante aquecido, porém no mercado externo o Brasil não consegue aumentar a exportação por que em dólar o nosso não passa dos R$ 0,42, um preço muito baixo para nós, ficando inviável a competição com outros países”, afirmou Heiden.
Marcelo Silva Pedroso – médico veterinário da Epagri – Gerência Regional de Criciúma, palestrou sobre a qualidade do leite na pequena propriedade familiar e enfatizou, “é possível melhorar consideravelmente a qualidade do leite apenas com higiene e saúde dos úberes, pois o momento crucial para a qualidade do leite está na ordenha”. Marcelo salientou também que a alimentação através da pastagem é a mais propícia e que oferece maior rendimento ao produtor e a questão do piqueteamento é fundamental para o crescimento da produção com qualidade.
Na parte da tarde a pesquisadora da Embrapa Maria Isabel Randoski explanou sobre o sistema agropastoril como Formação de Pastagens, preparo do solo, correção da acidez do solo e os métodos mais viáveis e propícios para uma boa pastagem.
Para a Extensionista da Epagri de São João do Sul Lidiane Camargo, “a atividade leiteira está apenas iniciando no município, por isso realizamos este seminário para assessorar os produtores do município”.
O Secretário de Agricultura César Farias Cechella enfatizou, “somente através do conhecimento que os agricultores irão melhorar a eficiência produtiva, ou seja, a diminuição ou erradicação de doenças, aumento da produção de leite, tendo com isso uma maior lucratividade”.
Para o produtor de leite Roque Matos de Vargas, “o aprendizado nos traz probabilidades de podermos empregá-los em nossas propriedades, transformado-os em vantagens financeiras”.
O evento que iniciou pela manhã teve almoço e café da tarde produzido pro funcionários da Epagri e Secretaria da Agricultura.
Assessoria de Imprensa – PM São João do Sul