Alunos da Escola Municipal Juvenil da Cunha Colares, do distrito de Boa Esperança, já estão afiados para o 18º AÇOR, a maior festa da cultura açoriana do Brasil, que será realizada de 23 a 25 de setembro em Sombrio. Na última quarta-feira, 31 de agosto, as turmas do Infantil 4 ao 9º ano apresentaram os resultados de pesquisas cujo tema foi o Resgate da Cultura de Base Açoriana.
Os trabalhos foram divididos em dez subtemas: Mitos e Lendas, Plantas Medicinais, Colonização, Religiosidade, Pão por Deus, Danças, Gastronomia, Brinquedos e Brincadeiras, Boi de Mamão e Mariana, e uma homenagem ao grupo de dança Açor Sul Catarinense. “Na forma de cartazes, teatro, confecção de brinquedos, maquetes e, é claro, muita brincadeira, os nossos alunos conseguiram assimilar com grande facilidade a herança cultural deixada pelo povo açoriano em nossa cidade”, informou a diretora da instituição de ensino, Mônica Regina da Rosa.
Os trabalhos foram apresentados no salão comunitário do distrito, ao lado da escola. Christhina Souza de Luca, secretária municipal de Educação, e Sabrina Vieira Gomes, diretora de Ensino, estiveram presentes, conferindo o resultado das pesquisas. “Um excelente trabalho de resgate da cultura, que nos remete inclusive alguns brinquedos da nossa própria infância, como a peteca, as pernas de pau, o pé de lata, pião e outros que agora se tornaram uma descoberta para estas crianças”, lembrou a secretária.
Parte do material criado pelas crianças vai ser apresentado novamente no desfile de 7 de Setembro, quando a escola mostra a toda a comunidade o resultado das ações de ensino na instituição.
Assessoria de Imprensa – PM Sombrio