Acostumado a grandes e belos espetáculos. Assim é o público que a cada ano lota as arquibancadas para conferir a fase municipal do Festival de Dança Escolar Mário de Andrade em Sombrio. O evento foi realizado na noite da última quinta-feira, 1º de setembro, e mais uma vez o ginásio de esportes Rogério Valerim ficou pequeno para o grande número de espectadores e para o show de dança apresentado no palco.
Foram seis apresentações que competiram pelas três vagas para a fase microrregional e outras cinco apresentações especiais, de instituições sombrienses e de Criciúma. O evento contou com a presença do prefeito de Sombrio, Professor Jusa, das secretárias municipal de Educação, Christhina Souza de Luca, de Desenvolvimento Social e Ação Comunitária, Neliane Freitas da Silva, e de Cultura, Turismo e Esporte, Alan Marcus Claudino, além de diretoras e representantes das escolas participantes.
Antes mesmo do cerimonial, o palco foi tomado pela dança, com apresentação das bailarinas Sarah e Ana Clara, da oficina de balé da Casa da Cultura de Sombrio. Depois, membros do Centro de Integração da Terceira Idade (CITI) mostraram que o tempo de ficar em casa ficou para trás. Com a coreografia ‘Uma Festa na Rua’, o grupo levou para o palco passos da dança de rua.
O grupo Sombrio Criança, do Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ceac), mostrou a coreografia ‘Jogos’, levando a platéia por uma viagem em várias formas de diversão no mundo dos jogos.
A primeira etapa do evento, com apresentações especiais, foi fechada com o grupo Dança de Rua do Ponto de Cultura Multiplicando Talentos, de Criciúma. Os convidados especiais mostraram seu talento com passos firmes e movimentos fortes, levantando ainda mais a platéia.
Competição
A mostra competitiva da fase municipal do Festival de Dança Escolar Mário de Andrade teve início com a coreografia ‘Digitalizar’, da escola municipal Juvenil da Cunha Colares, do distrito de Boa Esperança.
Com a coreografia ‘Afro Samba’, a escola municipal Professora Nilza Matos Pereira, o CAIC, dos bairros São Luiz e São Francisco, foi a segunda a se apresentar de forma competitiva, mostrando batidas firmes e muito swing.
‘A Magia do Circo’ foi o tema escolhido pelo grupo Art & Dance, da escola municipal Professor Alda Santos de Vargas, do bairro Januária. Alegria, magia e muita diversão encheram os olhos do público.
Na sequência, o Festival de Dança Escolar recebeu no palco o grupo Extremity, da escola estadual Irineu Bornhausen, do bairro São Luiz, com a obra ‘Uma Outra Face do Picadeiro’.
O grupo campeão de 2010, da escola estadual Catulo da Paixão Cearense, levou ao palco o saudosismo dos anos 80 e 90, com a coreografia ‘Viagem ao Mundo Mágico da Inesquecível Infância’. Desenhos animados e programas infantis vieram acompanhados de suas músicas temas, levando muitos a relembrar o passado.
O grupo de dança Expressão e Vida, da escola municipal professora Nair Alves Bratti, fechou a mostra competitiva, apresentando a obra ‘Tendências Rítmicas do Século 21’. Músicas de várias décadas foram representadas e apresentadas pela coreografia.
O estúdio de dança Talieli Cunha, com as obras ‘Primavera’ e ‘O Mágico de Oz’; a Oficina de Balé da Casa de Cultura, com a coreografia e música ‘Snuff’; e o colégio Geração Ativa, com a obra ‘Super Fantásticos Amigos’, fecharam o Festival de Dança Escolar Mário de Andrade.
Campeões
A avaliação e decisão final ficou a cargo do corpo de jurados enviados especialmente para o Festival, através da Federação Catarinense de Esportes (Fesporte), formado por Magno Dutra, Renato Ferreira, Diego Tavares, todos experientes no meio artístico da dança e tendo formação com os melhores do país.
Os três grupos classificados para a fase microrregional, que será realizada também em Sombrio, no dia 18 de setembro, foram escola estadual Catulo da Paixão Cearense, com a terceira colocação; escola municipal Professor Nilza Matos Pereira (CAIC) em segundo; e escola municipal Professora Alda Santos de Vargas como a grande campeã.
Os troféus e medalhas foram entregues pelas autoridades participantes, que parabenizaram todos os grupos pelo espetáculo apresentado.
A apresentação campeã, do grupo de dança Art & Dance, da escola do bairro Januária, foi coreografada pela professora Vanessa Silveira da Rosa, auxiliada por Ronald Camilo Teixeira e tendo delegação chefiada por Teresinha Santos Trajano.