Durante dois dias seguidos 14 mulheres agricultores de São João do Sul participaram de um curso realizado pela Secretaria de Agricultura em parceria com a Epagri, por intermédio do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jacinto Machado.
Para a extensionista da Epagri Leonirce Benincá “o curso foi direcionado ao grupo do leite que já foi criado em São João do Sul, para que as mulheres pudessem aproveitar o produto que tem em abundância, muitas vezes, em suas propriedades, para produzir alimentos diferenciados, que servirá para alimentar a família ou para comercializar”.
As 14 mulheres que realizaram o curso de diversificação de alimentos na comunidade de Encruzo, são de várias comunidades, e entre os alimentos produzidos estão; queijo doce de leite com abacaxi, com ameixa seca, chocolate e coco, leite condensado, ambrosia, rosquinha de coalhada, requeijão, paçoquinha de amendoim, pé de moleque, iogurte e vários outros.
A professora do Senar que ministrou o curso foi Simone Burin de Oliveira, que contou com o apoio dos extensionistas da Epagri Leonirse Benincá e João Armando dos Santos e do Secretário de Agricultura Cesar Cechella.
Segundo o Secretário César Cechella, “a idéia é trazer cada vez mais cursos de aperfeiçoamento como este, e como já implantamos o SIM – Sistema de Inspeção Municipal, é só as agricultoras se adequar-se para poder comercializar seus produtos”. César parabenizou as mulheres pela conclusão do curso e agradeceu o espaço cedido pelo CAEP de Encruzo para a realização do curso.
A agricultora Eliete Moraes Scandolara de Timbopeba afirmou, “as mulheres agricultoras precisam se aperfeiçoar e diversificar a produção de alimentos, principalmente daqueles alimentos que temos em casa a matéria prima, neste caso o leite. Também precisamos valorizar os alimentos que encontramos ou que são produzidos em nossas propriedades, para proporcionar uma alimentação de qualidade a nossa família”.
Ao final do curso um saboroso café com os produtos produzidos pelas mulheres agricultoras foi servido, sendo elogiado por todos os presentes.
Assessoria de Imprensa – PM São João do Sul