A parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social/ Cras, Sindicato dos Produtores Rurais e SENAR têm trazido muito aprendizado às mulheres timbeenses. Nesta semana foi a vez das quinze inscritas apreenderem a fazer pratos salgados, sobremesas, dentre outras delicias no curso de arte culinária.
A instrutora é Luíza Borttoloto, que ensina as mulheres este tipo de atividade desde 1994. “Como o lema do SENAR é aprender a fazer, fazendo, as alunas prepararam pratos deliciosos. Elas botaram a mão na massa mesmo!”, contou ela.
Para a realização dos dois dias de curso, o espaço foi concedido pelo Cras e o material e instrutora ficou por conta do Sindicato dos Produtores Rurais e SENAR.
Zuma Stecanella era uma das participantes. Ela tem um restaurante e não perdeu a chance de aprender novas receitas. “É muito bom conhecer algo diferente e novo para atender a clientela”, relatou.
Lurdes de Costa era do Rio Grande do Sul e hoje mora no centro de Timbé do Sul. Um dos costumes dela era reunir amigos em datas como o dia do vizinho. Ela tenta resgatar as boas lembranças, cozinhando para os amigos que a visitam. “Reunir todos ao redor de uma mesa lotada de comidas gostosas é uma das coisas que mais gosto de fazer”, comentou.
Enquanto isso, a amizade surge enquanto todas aprendem a fazer novos pratos e as chances de trabalhar com a culinária aumentam, podendo trazer a oportunidade de uma renda extra às participantes.