Mostrar a história de luta de grandes personalidades femininas e conhecer a vida de cada uma delas para reconhecer todas como possíveis transformadoras sociais. Com este objetivo o professor Edson Natal Mateus, das turmas 3 e 4 matutinas, do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) de Maracajá, preparou uma volta ao passado com a pesquisa da vida de 18 mulheres. “Os alunos assistiram ao filme “Silêncio das Inocentes”, que fala sobre Maria da Penha. Depois disso pesquisaram sobre outras mulheres para fazer um paralelo entre as transformadoras sociais”, explica.
Cada texto foi feito pelos alunos e os desenhos das 18 mulheres foram feitos pela estudante Marieli. “Nossa proposta em cada projeto trabalhado também é descobrir talentos e a Marieli se mostrou uma ótima desenhista ao fazer o retrato de cada uma delas usando um lápis e muito talento”, conta Edson.
Entre as mulheres que estão estampadas na exposição estão as conhecidíssimas Cleópatra, Maria de Nazaré e as nem tanto conhecidas, Ana Néri e Madre Regina, fundadora das Irmãs de Santa Catarina, que existe em Maracajá.
A exposição está aberta ao público até o dia 28 deste mês no Centro Histórico de Maracajá. Nesta quinta, 20, das 9h às 11h, algumas alunas do Peti estão no local para dar explicações sobre a pesquisa desenvolvida. “Quem chega à exposição vai ver um céu de flores que são para o visitante viajar no mundo das mulheres”, diz o professor Edson.
Assessoria de Imprensa – PM Maracajá