Relatório é apresentado em 5ª e última Audiência Pública de Saneamento Municipal em Timbé do Sul

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O 5º e último encontro realizado nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores teve o relatório final sobre o Saneamento Básico da Cidade de Timbé do Sul apresentado aos que estavam no encontro. Para a realização desta ação foram parceiras Prefeitura Municipal, Governo do Estado de Santa Catarina, o Samae e a Empresa Concremat.

Na ocasião estavam autoridades como o prefeito Eclair Alves Coelho, secretário de administração Helder Pessetti, vereadores, secretários, o presidente do Hospital Santo Antonio Paulo Bernhardt e líderes comunitários. 

Para a apresentação do relatório e explicação da minuta esteve presente, o representante e responsável pela elaboração do plano da Empresa Concremat, Ricardo Dal Farra. Dentre as diversas explicações, ele enfocou a importância do município ter um Plano Municipal de Saneamento. “Nele estarão elencados quais as necessidades nas áreas que abrangem o saneamento básico (água potável, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem pluvial)”. 

Foram destacadas as metas a serem alcançadas e ações a serem aplicadas para concluir os objetivos propostos dentro da Lei Nacional do Saneamento Básico nº 11.445/2007, onde o município somente receberá recursos caso haja o Plano de Saneamento, como o preparado em Timbé do Sul. Nele estarão os projetos para os próximos 20 anos. “As metas e ações sempre poderão ser reavaliadas a cada 4 anos, readequando as prioridades e situações mais urgentes a serem resolvidas no município de vocês”, disse Ricardo. 

Com o bom resultado do longo estudo, todos se mostraram satisfeitos e na expectativa da realização do planejado. O coordenador do Grupo de Estudos do Saneamento (GES) e diretor da Samae de Timbé do Sul comentou sobre o período de dois anos de análises para a apresentação do estudo. “Este é um passo importante para o desenvolvimento de Timbé do Sul. O trabalho foi árduo, burocrático, por isso demorado. Mas, após a aprovação pelo Legislativo e promulgação do executivo, o nosso município estará apto a buscar recursos em qualquer esfera de governo para execução de obras que atendam as nossas necessidades nesse setor do saneamento”, destacou Amarildo S. Alexandre. 

O Prefeito de Timbé do Sul, Eclair Alves Coelho, agradeceu a Concremat, através do engenheiro Ricardo Dal Farra, e toda a equipe do município que colaboraram para que este trabalho fosse realizado. “Enfrentamos diversas dificuldades, mas temos fé que conseguiremos resolver as nossas deficiências na área do saneamento”, comentou. 

Além destes pontos, o prefeito comentou sobre a elaboração do projeto para a execução do esgoto sanitário, aquisição de um caminhão de lixo para a coleta e transporte desse material até uma usina de processamento.