Contudo que a Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos vem fazendo uma operação limpeza para a temporada de veraneio, retirando dos canteiros, calçadas e vias públicas, toda sorte de entulhos; alguns moradores ainda insistem em colocar o resto de materiais de reformas e outras quinquilharias em plena via pública. A foto registra o fato ocorrido na área central do Arroio, na Rua Leonardelli, onde os entulhos praticamente tomaram conta da rua.
“Em princípio nós avisamos aos moradores pela mídia e pessoalmente para não cometerem estas irregularidades, num segundo momento o fiscal passará a autuar o morador”, frisa o secretário Carlos Scarsanella. Ele orienta aos moradores que necessitarem de serviços de recolhimento de entulho que procurem uma empresa especializada neste serviço ou então poderá recolher uma taxa na Prefeitura que o setor de obras fará o recolhimento. No caso de podas de árvores e cortes de grama, o material deverá ser encaminhado pelo morador até a Secretaria de Obras, que dará o destino final.
Código prevê multa
Se o proprietário de um imóvel não atender a notificação do fiscal de obras quanto à retirada de entulhos em locais públicos, o Código de Posturas do Município prevê multa de 160 UFRM -Unidade Fiscal de Referência Municipal, que corresponde a R$ 384 reais.
Assessoria de Imprensa – PM Baln. Arroio do Silva