Programa de Piscicultura incrementa e renda no Arroio

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Numa parceria da Prefeitura Municipal com o Ministério da Pesca e Aqüicultura e Epagri, pescadores e agricultores do Balneário Arroio do Silva estão recebendo incentivos para criação de peixes em cativeiro.  

“Os tanques escavados, ou açudes, como popularmente são conhecidos na região, fazem parte do projeto de Geração de Tecnologia, Difusão, Extensão e Assistência Técnica em Irrigação e Drenagem, elaborado pela Epagri”, diz o diretor de Agricultura e Pesca da administração municipal, Valdir Zeferino.  

O trabalho de abertura do açude é feito pela máquina retroescavadeira fornecida pelo MPA, com um custo acessível para o pescador. Para ter acesso ao programa, os interessados devem comprovar que residem na propriedade e que a mesma esteja em dia com a documentação. O programa já construiu diversos açudes em diferentes localidades do Balneário Arroio do Silva.  

Açudes já produzem peixes 

Na propriedade de Lourival Guse, na Praia do Melão, foram construídos 02 pequenos açudes, ambos com 300 metros quadrados de área. “A gente está muito feliz com a criação de peixes, que em breve dará bons resultados para nossa renda familiar. Também criamos marrecos para ajudar a alimentar as tilápias e damos ração todo dia”, diz Janete Guse, esposa de Lourivaldo.
 
Na Praia dos Golfinhos, outro morador que aproveitou para incrementar sua propriedade com a construção de 03 açudes é o senhor Itacir De Gregori. Itacir também está investindo na criação de tilápias. Para participar do programa de incentivo a piscicultura, os interessados devem procurar o Departamento de Agricultura e Pesca do Arroio do Silva, que funciona junto à Secretaria de Turismo, na Praça Agustinelli. Para construir um ou mais açudes, o interessado deve recolher uma taxa equivalente a R$ 318 reais que cobre o custo de 12 horas/máquina para a execução do açude. O operador é fornecido pela Prefeitura.

Assessoria de Imprensa – PM Baln. Arroio do Silva