O ano começou com ótimas notícias para o município de Maracajá. Vários projetos cadastrados no Governo Federal foram contemplados. Entre eles o convênio para a implantação de telecentros no município, firmado com o Ministério da Ciência e Tecnologia, no valor de R$ 178.450,00, sendo R$ 3.570,00 de contrapartida. O projeto ficou em 8º lugar entre os 34 selecionados no Brasil.
Os telecentros serão instalados no Departamento de Educação, Centro de Convivência da Terceira Idade, PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Escola de Educação Básica Municipal Eulália Oliveira de Bem, Cemasas e Parque Ecológico Maracajá.
Os seis novos espaços de Inclusão Digital vão proporcionar o acesso público e gratuito à população, com 10 computadores conectados à internet, além de mobília completa e ar condicionado em cada telecentro. Entre os serviços mais utilizados nos espaços estão o acesso à internet, pesquisas escolares e acadêmicas, jogos educativos, informações de concurso, emprego e cadastro de currículos, cursos online, digitação, slides para apresentações, gravação de fotos e vídeos em CDs, serviços e ouvidoria da Prefeitura para o cidadão.
Os telecentros vão beneficiar alunos e professores da rede pública municipal e estadual, clube de mães, acadêmicos das universidades da região, clube de idosos e entre outros grupos organizados ou não, universalizando o acesso a internet.
A administração municipal vai oferecer profissionais com formação na área de informática, e em cada telecentro será disponibilizado um estagiário que será responsável pelo monitoramento e auxílio na utilização dos equipamentos.
Para o prefeito Wagner da Rosa, hoje, com o indiscutível avanço das tecnologias imprescindível ter iniciativas que favorecem o acesso das pessoas e ampliem suas oportunidades de inserção na sociedade, tendo em vista a aquisição de novos saberes e competências. “Vamos oportunizar o acesso à internet a todos e ainda primar pela qualidade dos equipamentos, além de ter um ambiente agradável para os freqüentadores”, destaca.
Assessoria de Imprensa – PM Maracajá