Maracajá adotou, desde o ano passado, o i – Educar, sistema de gestão escolar on-line, que é um software de gestão escolar completo, centralizado e totalmente web, isto quer dizer que não há preocupações por parte dos usuários com instalações e backups de banco de dados e a solução pode ser disponibilizada em um endereço na internet, onde secretários de educação, diretores e professores poderão interagir com o sistema, mediante usuário e senha particular, a qualquer hora do dia e de qualquer lugar.
Para a implementação do sistema foi contratada a prestadora de serviços Portabilis Tecnologia. Segundo o proprietário-gerente da empresa, Ricardo Bortolotto Dagostin, com este novo sistema é possível controlar todo o cadastro de alunos, com seus dados pessoais, familiares e pedagógicos. Funcionalidades como: matrículas, transferências, emissão de certificados e diplomas, suspensões, quadro de horários e relatórios gerenciais são realizados de forma integrada. O sistema conta também com um módulo de biblioteca que faz a gestão de bibliotecas de cada escola. “Este é um software livre apoiado pelo governo federal”, frisa Ricardo.
De acordo com Ricardo as vantagens do sistema é que é totalmente web, com acesso em qualquer lugar, custo mais baixo que outros softwares, não há perda de informações de dados e é aconselhado pelo governo federal. “Do ano passado para agora o sistema passou por mudanças. Foi adequada a forma de lançamento de notas por turma, criou-se a geração de históricos que antes não tinha e agora vai ser disponibilizado a geração dos dados para o Educacenso”, enumera.
Para o diretor de Educação, Cultura e Esportes, Denner Lucas Casagrande, a principal vantagem é a integração. “O departamento de Educação acompanha todo o sistema das escolas municipais”.
Denner lembra que antes havia muitos problemas, já que não era centralizado, não havendo integração com o departamento, o que dificultava no acesso as informações. Outro problema era que o backup dos dados era feito pela Secretaria Regional de Araranguá demandando tempo. “On-line é bem mais seguro e ágil”, reforça.
Conforme o proprietário-gerente da Portabilis, o governo federal vai visitar as prefeituras que utilizam esse sistema de gestão escolar i – Educar ainda este ano. “A ideia é ainda para este ano disponibilizar os dados do sistema também para alunos e pais”, avisa Ricardo.
Na região o sistema de gestão escolar on-line da Portabilis já está nas cidades de Araranguá, Jacinto Machado, São João do Sul, Balneário Gaivota, Sombrio, Maracajá, Timbé do Sul, Praia Grande.
Assessoria de Imprensa – PM Maracajá