Todo o lixo arrecadado antes em Timbé do Sul era recolhido e encaminhado a Santec, em Içara, para um aterro próprio. Tudo o que era produzido pelos cidadãos e jogado na lixeira era levado ao local, sem retorno ao município. Mas agora será diferente.
Os municípios deverão se adequar a Lei Estadual, de Licença Ambiental nº 14675/2009 e Timbé do Sul tratou de agilizar este processo. O contrato com a empresa Preservale, de Araranguá, prevê coleta de lixo, transporte com um caminhão adequado, destinação, reciclagem, tratamento do xurume e retorno do que foi reaproveitado ao município como adubo, para utilização no horto. “O caminhão para este tipo de coleta é o correto para os procedimentos que pretendíamos adotar. Os timbeenses estarão satisfeitos por saberem que o lixo que produzem está sendo reaproveitado, trazendo um retorno positivo ao município”, relatou o Secretário de Administração e Finanças, Helder Pessetti.
A empresa já está prestando serviços a Timbé do Sul, passando nas segundas, quartas e sextas-feiras na área urbana como Centro, Vila Marchesini, dentre outros. Já nas terças e quintas-feiras o lixo recolhido no interior é todo levado ao caminhão próprio, e na sexta-feira o lixo da semana é encaminhado a Preservale. “Hoje o que consumimos tem o destino ecologicamente correto. Tendo esta atitude, o meio ambiente agradece e a nossa futura geração também”, destacou o prefeito em exercício, Luciano Moro.
Assessoria de Imprensa – Timbé do Sul