Durante o encontro, na Prefeitura Municipal de Timbé do Sul, foi exposta e comentada a pesquisa realizada com os alunos que pertencem às famílias de fumicultores.
Assim, a equipe conheceu quais as principais atividades que interessam os estudantes entrevistados. Estes seriam o futebol, o basquete, a informática, o artesanato, dentre outros. “A intenção deste projeto é fazer com que estas crianças possam conciliar a ajuda em casa com atividades extra classe”, comentou Assistente da Coordenação do projeto, Lurdete Velho Ghellere.
No próximo mês, integrantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte farão um treinamento para iniciarem o projeto Novo Amanhecer no segundo semestre.
Projeto Novo Amanhecer
Município concorreu com Araranguá, Maracajá, Santa Rosa do Sul e Sombrio e foi o escolhido pela empresa Alliance One. Projeto trará aos alunos participantes uma educação sadia e completa, elevando a cultura dos munícepes e melhorando a qualidade de vida.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte apresentou uma proposta de projeto a empresa Alliance One voltado para a erradicação do trabalho infantil, como os que deixam de estudar para ajudar no plantio do fumo.
O plano é trabalhar com alunos de 1ª a 5ª anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Alcebíades Seara, no contraturno com oficinas, a fim de capacitá-los e fazer com que o que o aprendizado seja também um meio de subsistência.
A empresa dará todo o suporte, financiamento, mobiliário completo, contrapartida e mão de obra, local de implantação do projeto (na obra social), tais como laboratório de informática com 15 máquinas e demais acessórios, materiais para atividades culturais e oficinas de geração de renda. “Ao sermos contemplados, nós nos comprometemos com o transporte, alimentação, espaços físicos adequados e monitores para o projeto, pois é uma atividade que servirá como uma base para os estudantes”, destacou o Prefeito, Eclair Alves Coelho.
Serão mais de 150 crianças que terão aulas expositivas, teóricas e práticas de informática, contemplando também o reforço escolar, estudo de língua italiana, aulas teóricas e práticas de dança folclórica italiana e oficina de artesanato. “Será enviado para nós um relatório bimestral com uma avaliação sobre o Nosso Futuro. Assim, nós acompanharemos o progresso do projeto e dos participantes também”, explicou responsável pelo setor da área social da empresa Alliance One, Mari Durante.
“Somos o segundo município de Santa Catarina com este projeto. Morro Grande foi o primeiro e está dando muito certo. Esta será uma das chances de nós trazermos mais oportunidade de aprendizado aos nossos alunos, de uma forma mais completa. Estamos muito felizes e otimistas”, relatou a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Janaína Solange dos Santos Dal Pont.