A melhoria constante no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, SUS, pelos Postos de Saúde do Balneário Arroio do Silva, tem sido a prioridade da nova Secretária Municipal de Saúde, Patrícia Jones Paladini, que assumiu o cargo no início de janeiro. Com o objetivo de evitar o corre-corre dos pacientes ao laboratório e enfrentar fila para marcar seus exames, desde a segunda-feira, 04 de março, os exames de alta complexidade, como: PSA (Próstata), TSH (Tireóide), podem ser coletados no Posto de Saúde Central Paulo Lupinn.
“Esta conquista só foi possível graças à parceria feita com o Laboratório Ativo de Araranguá, o qual é referencia para analise das amostras do município. Desta forma o paciente realiza a coleta e pode pegar o resultado, nos casos urgentes, no mesmo dia. Os exames de media complexidade continuarão sendo coletados no Laboratório Almeida", esclarece.
A Secretaria de Saúde afirma que está sendo posto em prática o plano de governo da Administração Municipal e que a meta da SMS é ter o próprio laboratório clínico. Patrícia lembra ainda que com o novo sistema, o paciente não vai precisar pegar fila no laboratório. “Ele sai do consultório médico com o pedido de exames, autoriza na própria Unidade de Saúde e coleta no dia seguinte no Posto Central ou Laboratório Almeida.
“Para nós é uma baita vantagem poder fazer os exames no Posto de Saúde, porque não precisamos madrugar e pegar fila no laboratório,” comemora o paciente Romacir Hecht, que foi o primeiro a participar deste novo serviço oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde.
A vantagem, segundo a funcionária Aline Dahm Dutra é que o paciente terá o acesso facilitado aos exames e resultados, devido a agilidade nas autorizações e coleta. Aline pede a colaboração dos usuários para que realizem seu cadastramento com brevidade na unidade de saúde para facilitar o processo de autorização.
Dados: AIPM
Publicado por: Marca Assessoria e Consultoria em Comunicação