Um grupo formado por 10 produtores de arroz de Maracajá, participou, na quinta-feira, 7, na Estação Experimental da Epagri de Itajaí do lançamento de três novas variedades de arroz irrigado.
As novas cultivares de arroz irrigado, SC118 Marques, SCS119 Rubi (arroz vermelho) e SCS120 ônix (arroz preto), foram desenvolvidas ao longo de mais de 12 anos. Após um trabalho cuidadoso e exaustivamente testado, os rizicultores de toda Santa Catarina contam a partir de agora com produtos geneticamente melhorados – que devem contribuir para que o Estado se mantenha como o segundo maior produtor de arroz do Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Sul.
Segundo o engenheiro agrônomo da prefeitura de Maracajá, Andre Zandonadi, que acompanhou o grupo, semelhante ao arroz comum encontrado no mercado, o tipo Marques é o que mais se adequa a região. “Por aqui deverá ser adotado o SC118 Marques, já que as outras duas cultivares são agroecológicas e são para outro tipo de mercado”, comenta. Ainda segundo ele, os rizicultores puderam ver de perto como é a produção dos três tipos numa saída a campo.
Conheça as característica da variedade Marques:
– recomendado para cultivo em todas as regiões produtoras de arroz irrigado de SC
– alto potencial produtivo
– adequado ao mercado consumidor tradicional de arroz
– a cor do grão é branca, quando descascado e polido
– produtividade média de 9 toneladas por hectare
– comprimento do grão polido: 7,09mm
– largura do grão polido: 2,25mm
Dados: AIPM
Marca Assessoria e Consultoria em Comunicação – Jornalista Michele Fernandes – MT 02544 JP Assessoria de Comunicação AMESC
Siga-nos: @amesconline // Página: facebook.com/amesconline