Após um ano de estudos sobre as características, novas identidades surgem no município para atrair turistas.
Timbé do Sul
Os consultores do SEBRAE, Otto Schmiedt, Alessandra Koerich, o Secretário de Turismo de Timbé do Sul, Gislael Floriano, e a coordenadora do programa, Cristiane Tonetto Biléssimo, visitaram cidades que desenvolveram o turismo e acompanharam o processo para o desenvolvimento da nova identidade.
Timbé do Sul sempre foi conhecida pela beleza natural e o vôo livre como esporte. O projeto buscou uma característica que possa ser trabalhada com os turistas. “Após analisarmos, vimos que o vôo livre ainda não está sedimentado aqui, pois não são as pessoas do município que praticam. Na análise foram levantadas hipóteses como uma escola de vôo livre para as crianças”, contou o consultor.
A atividade complementar que chamou a atenção da equipe foi o tradicionalismo. “Este tema é forte aqui. Muitos trabalham por hobby com o CTG, laço, cavalgada. É um desafio lançado, transformar a atividade como fonte de renda”, declarou Otto.
O treinamento para as pessoas envolvidas neste meio no município também foi um ponto levantado. “É necessário o desenvolvimento das casas de aluguel, pousadas, esportes radicais, trilhas, havendo um plano estratégico municipal”, explicou Alessandra.
O Secretário de Turismo de Timbé do Sul acompanhou e desenvolveu o programa com os parceiros. Para ele, como foco principal do projeto está à legalização do turismo no município. “Queremos que as pessoas daqui conheçam o potencial de Timbé do Sul e se preparem, principalmente devido a pavimentação da BR 285. O turismo deve movimentar a economia de quem mora aqui”, destacou Gislael.
Com a entrega do relatório, as autoridades seguem com o próximo passo para pôr em prática o projeto realizado. “Buscaremos o apoio nas entidades e famílias do município, para que o nosso turismo possa ser reconhecido e se tornar uma oportunidade de renda para Timbé do Sul”, comentou o Prefeito de Timbé do Sul, Eclair Alves Coelho.
A equipe do SEBRAE finaliza o programa em Timbé do Sul entusiasmada. “O povo daqui é muito receptivo. As pessoas nos atenderam muito bem e mostraram acreditar no município, que tem muito potencial”, relatou Otto.
O Projeto Nova Economia é uma parceria entre Governo do Estado de Santa Catarina, SEBRAE/SC e Associações de Municípios Catarinenses por intermédio do Departamento de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da Amesc e Prefeitura Municipal de Timbé do Sul.
Legenda: O programa tem como objetivo desenvolver o turismo para fortalecimento da economia local.
Giorgia Daniel – Jornalista – Reg. SC 3523 JP
Prefeitura Municipal de Timbé do Sul – (48) 3536-1133 / 9168-5321
Mais informações acesse: www.timbedosul.sc.gov.br