Projeto realizado no Arroio do Silva é exemplo e deve ser realizado em outras praias
Balneário Arroio do Silva
A área central da praia do Balneário Arroio do Silva está sendo espaço de instrução e aprendizagens. O Corpo de Bombeiros, através do Sargento Juan Fernandes que comanda a operação veraneio do Arroio, está realizando um treinamento com 10 guarda-vidas que deverão estar aptos para colocarem em prática o Projeto Golfinho. O projeto, que é coordenado pelo sargento, é realizado todo verão no Balneário com o apoio da administração municipal e tem como objetivo conscientizar crianças de 7 a 12 anos da importância da educação e da segurança nas praias. Com isso, em um período de quatro dias, crianças participam de brincadeiras e recebem orientações sobre meio ambiente, educação e segurança.
Atualmente o projeto é realizado apenas no Arroio do Silva, mas a intenção de capacitar novos instrutores é justamente para expandir este trabalho em outras áreas litorâneas da região Sul. “Arroio é referencial. De dois anos pra cá já formamos 800 crianças e, como o trabalho dá certo, o objetivo é promover o Projeto Golfinho em outras praias”, ressalta sargento Fernandes.
Estão participando da capacitação, profissionais dos municípios de: Araranguá, Arroio do Silva, Laguna, Armazém, Rincão, Gaivota e Passo de Torres. As atividades iniciaram na segunda-feira e encerram nesta quarta-feira, 20, com a formatura dos novos instrutores.
No ano passado 350 crianças participaram do projeto educacional, já neste ano com a formação de dois novos instrutores que atuarão no Balneário, a meta é dobrar o número de beneficiados. O projeto deve começar na primeira semana de dezembro e as inscrições são feitas gratuitamente no posto de guarda-vidas central.