BAL. ARROIO DO SILVA – Saúde do Arroio do Silva alerta ao Combate à Tuberculose

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Balneário Arroio do Silva

Em média três casos por ano são diagnosticados no município

Dia 24 de março é marcado pelo Dia Mundial de Tuberculose. A campanha é um alerta para que a população fique atenta aos sintomas para o diagnóstico precoce da doença, além de ser um dia para reforçar também as orientações e as formas de prevenção.

Com isso, a administração municipal de Balneário Arroio do Silva, através da secretaria de saúde, não fica de fora e se empenha na campanha. Preocupada com a saúde da população, os postos se mantém com as portas ainda mais abertas para que as pessoas possam tirar dúvidas e esclarecimentos sobre a tuberculose, além da realização de exame para o diagnóstico preciso.

“O exame para detectar a tuberculose é simples e pode ser feito diariamente na unidade básica de saúde. O resultado da análise sai em aproximadamente 4 ou 5 dias e, se detectada a doença, o tratamento é gratuito”, esclarece a coordenadora da vigilância epidemiológica, Franciele Ramos.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch”. É uma doença contagiosa e que atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do nosso corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges. A transmissão da doença é direta, de pessoa para pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo. 

No município do Arroio do Silva são diagnosticados em média três casos por ano. “Mesmo sendo poucos casos registrados, a vigilância epidemiológica sempre vem prestando orientações e realizando ações, porque é preciso estar sempre atento à saúde”, reforça.

Os exames e o acompanhamento são feitos gratuitamente nas unidades básicas de saúde e é importante que as pessoas fiquem atentas aos sintomas e procurem um acompanhamento médico.

 

Os sinais e sintomas mais frequentes são:


– Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;
– Cansaço excessivo e prostração;
– Febre baixa geralmente no período da tarde; 
– Suor noturno;
– Falta de apetite;
– Emagrecimento acentuado;
– Rouquidão.

Alguns pacientes, entretanto, não exibem nenhum indício da doença, enquanto outros apresentam sintomas aparentemente simples, que não são percebidos durante alguns meses. A doença pode ser confundida também com uma gripe, por exemplo, e evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas.



Assessoria de Comunicação Balneário Arroio do Silva

Bianca Goulart – JP/SC 04551

(48) 9123-6800