Iniciou os Encontros Regionais de Cadastramento dos Usuários de Água da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá para permitir a futura outorga de uso de recursos hídricos. Nesta semana semana, a campanha percorre Siderópolis, Araranguá, Turvo e Criciúma.
Iniciou por Forquilhinha, Nova Veneza e Meleiro a oficina de capacitação de usuários de água. O instrumento, articulado com o Plano de Recursos Hídricos, assegura o controle quantitativo e qualitativo da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso a este recurso, disciplinando a sua utilização e compatibilizando demanda e disponibilidade hídrica. Desde que os trabalhos do Plano foram implantados na região, mais de 100 usuários já fizeram o cadastro.
Para o Governo de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável – Diretoria de Recursos Hídricos, o Cadastro de Usuários de Águas é parte essencial para o conhecimento do perfil de quem utiliza os recursos hídricos de uma região, constituindo-se em um dos elementos previstos para o Sistema de Informações de Recursos Hídricos, previsto pela Lei Federal nº 9.433, de 08 de janeiro de 1997.
Nesta semana, a campanha percorre Siderópolis, Araranguá, Turvo e Criciúma e envolve nesses encontros 13 municípios da bacia. Para saber se você precisa participar, basta entender a diferença entre consumidor e usuário de água. Todos aqueles que recebem a água através de uma distribuidora (SAMAE, CASAN) são considerados consumidores. Já o usuário é aquele que capta a água e a utiliza em sua atividade produtiva, devolvendo-a para o meio ambiente. Por mais limpa que ela possa voltar, altera o regime do corpo hídrico.
Os diversos usos da água (indústrias, hidroelétricas, companhias de saneamento, agricultores, irrigantes, piscicultores, mineradores e todos que dependem das águas dos rios, córregos, lagos, poços artesianos e freáticos) podem ser concorrentes, gerando conflitos entre setores usuários e impactos ambientais. "Gerir recursos hídricos é uma necessidade premente e que tem o objetivo de ajustar as demandas econômicas, sociais e ambientais por água em níveis sustentáveis, de modo a permitir, sem conflitos, a convivência dos usos atuais e futuros da água", reforça o presidente do Comitê Araranguá, Davide Tomazi Tomaz.
CONFIRA A AGENDA DOS PRÓXIMOS ENCONTROS
DIA 19 – Campanha de Cadastramento para Siderópolis e Treviso
Local: Centro Social Urbano em Siderópolis
Horário: 14 horas
DIA 20 – Campanha de Cadastramento para Araranguá, Baln. Arroio do Silva e Maracajá
Local: Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá – SDR Araranguá
Horário: 14 horas
DIA 21 – Campanha de Cadastramento para Turvo, Ermo, Jacinto Machado, Morro Grande e Timbé do Sul
Local: Câmara de Vereadores de Turvo
Horário: 14 horas
DIA 22 – Campanha de Cadastramento para Criciúma, Içara e Baln. Rincão
Local: Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma – SDR de Criciúma
Horário: 14 horas
Marca Assessoria e Consultoria em Comunicação – (48) 35243388
ASCOM Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá
Siga-nos: @Comiteararangua
Página: facebook.com/comite.ararangua
—
Assessoria de Comunicação Balneário Arroio do Silva