BR 101: Praça de pedágio não será mais instalada no extremo sul catarinense
Araranguá (6/4/2017) – O Presidente da AMESC, Prefeito de Morro Grande, Valdionir Rocha, recebeu agora à noite a informação de membros do grupo de trabalho da concessão dos trechos da BR 101/SC e BR 101/RS que não teremos mais praça de pedágio em Santa Catarina. A concessão acabará na divisa dos estados gaúcho e catarinense, e assim a praça de pedágio não será erguida no KM 458 da BR 101, em São João do Sul, como estava previsto.
A informação foi transmitida ao presidente da AMESC por membros grupo de trabalho da concessão dos trechos da BR 101/SC, BR 101/RS, BR 290/RS, BR 448/RS e BR 386/RS, que esteve reunido no dia de hoje (6/4), na sede da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), em Brasília. Este grupo é formado por técnicos da ANTT, Ministério dos Transportes, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Conselhos de Desenvolvimento das regiões afetadas pela rodovia, prefeitos gaúchos, representantes dos transportadores, Associação Nacional dos Usuários de Transportes e a EPL, que é uma empresa do Governo Federal que participa da estruturação dos projetos de concessões das rodovias federais.
Rocha garante que esta decisão do grupo de trabalho só se concretizou porque a região se uniu. “Prefeitos, deputados, vereadores, vice-prefeitos, população das regiões da AMESC e AMREC se mobilizaram e mostraram na audiência pública realizada em São João do Sul, no dia 24 de março, o descontentamento com esta praça de pedágio em solo catarinense e que iria beneficiar o Rio Grande do Sul”, enfatiza.
Conforme membros do grupo de trabalho, este trecho será incluído na concessão da BR 101/SC que deverá entrar em pauta em breve.