A presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Adeliana Dal Pont, prefeita de São José, participou sexta-feira, 22/9, da Assembleia Geral da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC) em Timbé do Sul. O encontro contou com a presença dos prefeitos de Balneário Arroio do Silva, Juscelino da Silva Guimarães; de Ermo, Aldoir Cadorin; de Jacinto Machado, João Batista Mezzari; de Meleiro, Eder Mattos; de Praia Grande, Henrique Maciel; São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira; de Sombrio, Zênio Cardoso; de Timbé do Sul, Roberto Biava; e de Turvo, Tiago Zilli. Além deles, participaram representantes de Araranguá e Morro Grande.
Durante a reunião, o diretor de Articulação Institucional da entidade, Celso Vedana, e o coordenador de Desenvolvimento Regional da FECAM, Emerson Souto, apresentaram o Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável – SIDEMS. O Sistema foi desenvolvido pela FECAM e também foi adquirido pela CNM. O sistema é um auxiliar dos gestores e instituições para transportar os municípios e regiões catarinenses a patamares mais elevados de desenvolvimento. A proposta consiste em um software que busca informações nos mais diversos órgãos e, a partir deles, formam-se índices. “Queremos incentivar que os municípios façam seus planejamentos com base nos indicadores”, explanou o diretor.
A Rede SIDEMS (Rede Colaborativa do Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável) composta por 41 instituições governamentais, 11 instituições não governamentais e 8 instituições de ensino superior tem como um dos produtos o Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS), que avalia o equilíbrio no desenvolvimento das dimensões Sociocultural, Ambiental, Econômica e Político-Institucional.